top of page

Recortes cotidianos

Shopping não

é lugar de criança

*Natalia Carvalho

naticarvalhoo@gmail.com

@nnaticarvalho

Essa foi a frase que li, em letras garrafais, em uma postagem de rede social, escrita por uma psicóloga. Entendi o ponto de vista, que explicava que o grande centro de compras possui estímulos demais, como cores, sons e cheiros que incentivam os pequenos a serem seres consumistas.

Porém, vivemos em uma sociedade extremista: com certeza mães lerão o texto e se culparão por levarem seus pequenos ao shopping. Se sentirão culpadas por expor seus filhos pequenos aos estímulos da sociedade de consumo, quando, na verdade, levar as crianças ao shopping pode ser um passeio muito legal.


Eu concordo que tudo, em excesso, faz mal. Mas com moderação, é sim, muito divertido. Inclusive para que haja negociação com os pequenos. Estão em meio a um ambiente consumista, mas precisam entender que não poderão ter tudo que querem, na hora que querem. Não é protegendo os filhos desses ambientes que eles aprenderão esse tipo de coisa.


Por outro lado, concordo, indiscutivelmente, que brincar na natureza é muito mais legal. Interagir com crianças e brinquedos que exigem destrezas físicas é muito mais saudável. Mais sol, menos ar condicionado, mais frutas e menos alimentos industrializados caem bem melhor nos corpinhos pequenos e nos grandes também. Mas não vai ser o prazer de uma batatinha frita, de vez em quando, que vai fazer as crianças serem menos saudáveis.


Quanto mais forem expostas a diferentes ambientes e situações, mais saudável para elas. Não dá pra proteger filhos de tudo, assim como não dá pra sentir culpa por tudo. Melhor que isso, é aproveitar o que de melhor cada tipo de ambiente pode proporcionar.


Deixar a culpa de lado e se divertir junto com a criança. Seja em uma sala de cinema do shopping, seja fazendo compras, correndo nos corredores geladinhos ou então se sujando na grama e descendo no escorrega. Criar boas memórias, no ambiente que está à disposição, é o que de melhor podemos proporcionar.




*Publicitária e Mestre e Doutoranda em Comunicação.


Posts recentes

Ver tudo

Recortes cotidianos

Vocês conhecem esses exemplares? Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho O avanço tecnológico permitiu que mais pessoas tenham acesso às redes sociais e a informações que estão dispo

Recortes Cotidianos

Que saibamos agradecer o básico Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Absolutamente difícil falar de qualquer assunto essa semana que não seja o temporal. Durante toda a vida, lemb

Recortes Cotidianos

Menos um ano, mais vida Natália Carvalho* naticarvalhoo@gmail.com @nnaticarvalho Costumo dizer que os ritos são essenciais na vida dos seres humanos. Eles são quebra de rotina, nos fazem parar para o

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page