top of page

Realejo EnCena na Virada Sustentável de Poa

Atualizado: 13 de nov. de 2020


O grupo guaibense Realejo EnCena estará na programação da Virada Sustentável Porto Alegre, a partir das 10h30min deste sábado, 14 de novembro.
O espetáculo será transmitido na TVE RS, e também no site da Virada Sustentável: https://www.viradasustentavel.org.br/teatro-lambe-lambe-. A programação da Virada Sustentável segue até 22 de novembro.

SAIBA MAIS:

O espetáculo Livre-se utiliza as técnicas do Teatro Lambe-Lambe, ou Teatro em miniatura.
O Lambe-Lambe é uma técnica genuinamente brasileira, criada, na Bahia, por duas pedagogas, há 30 anos. Trata-se de uma forma teatral com apresentações de mais ou menos 4 minutos de duração que contempla um espectador por vez, o que torna cada apresentação em uma experiência única.
Segundo o artista Isaque Santos, o o espetáculo estreou na Feira do livro de Guaíba no ano passado e, em seis meses de apresentações, passou da marca de 1000 espectadores (algo muito impressionante para uma caixinha de Teatro Lambe-Lambe que apresenta para um espectador por vez).
“Nesses poucos meses de existência, nosso espetáculo já passou por diversas cidades do RS e SC, visitando praças, feiras, escolas, mostras e diversos outros lugares públicos e privados”, comentou Isaque.

O espetáculo:

Rodolfo é o morador da casa amarela, que fica na rua das casas coloridas. Ele acredita que os livros funcionam como portais para lugares maravilhosos, porém nem sempre cruzar esse portal é uma tarefa fácil.
Através da metáfora do leitor que não consegue ler, Livre-se busca representar a dificuldade de concentrar-se vivendo em um mundo cada vez mais ruidoso, demonstrando a luta da personagem contra uma maré de distrações.

Sobre o grupo:

O Grupo Teatral Realejo EnCena foi fundado em 05 de outubro de 2012, pelos artistas Isaque Santos e Aline Helena Elingen, durante o Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC. No ano de 2017, o grupo, com sede até então na cidade de Florianópolis/SC, muda-se para a cidade de Guaíba/RS, permanecendo até o momento. Dentre os principais trabalhos do grupo, está o espetáculo Os Dias de Penélope, trabalho inicial do grupo; o espetáculo Parasitas; o espetáculo Mexendo na Morta, uma adaptação do 1º quadro da peça A Morta, de Oswald de Andrade; e atualmente o espetáculo Livre-se, primeiro trabalho do grupo no Teatro de Animação, fazendo uso da técnica do Teatro Lambe-lambe. Com o espetáculo Livre-se, o Grupo apresentou por diversas cidades do estado do Rio Grande d…

Sobre os fundadores do grupo e atores das apresentações do Livre-se:

Aline Helena Elingen é atriz, diretora, dramaturga, pesquisadora e co-fundadora do Grupo Teatral Realejo EnCena. É formada em Artes Cênicas pela UFSC. Desde 2012, já atuou em espetáculos como Os Dias de Penélope, Foplin Fútil ou o Senhor da Moda, Fando e Lis, O Homem, a Mulher, o Pássaro e a Chave.

Participou da equipe de produção do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis, nos anos de 2011 à 2015.

Já ministrou oficinas de Jogos Teatrais e de Teatro de Animação. Atua no espetáculo Livre-se, no espetáculo A Grande Máquina (em processo de montagem), e no espetáculo Hospital Bazar (também em processo de montagem).

Isaque Santos é diretor teatral, dramaturgo, ator, pesquisador e co-fundador do Grupo Teatral Realejo EnCena. Formado em Artes Cênicas pela UFSC e Gestão em Artes Circenses pelo IFRS. Desde 2012, já dirigiu espetáculos como Os Dias de Penélope, Mexendo na Morta, e Parasitas. Já ministrou oficinas de Jogos Teatrais e de Teatro de Animação.

Participou da equipe de produção do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis, nos anos de 2012 à 2014.


Atualmente dirige o espetáculo Livre-se, o espetáculo A Grande Máquina (em processo de montagem), e o espetáculo Hospital Bazar (também em processo de montagem). É Vice-presidente licenciado do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Guaíba e é membro do Colegiado de Circo do Rio Grande do Sul. Aluno nos cursos de pós-graduação em Arte Educação e Metodologia do Ensino de História, pela Uniasselvi.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page