top of page

Questão de pontuação - Valmir Michelon

Atualizado: 28 de jun. de 2020

Não precisa deixar de comer! Segue algumas dicas e uma receitinha de bolo de fubá para vocês não perderem a linha.


Em tempos de maior uso das redes sociais para nos comunicar em virtude da pandemia, algumas palavras, frases e textos podem ser interpretados de outra forma pelo receptor. Existem algumas coisas que a gente simplesmente não consegue transmitir em texto.

Nada substitui a conversa cara a cara, pois são as entonações, a linguagem corporal que nem a coleção mais completa de emojis consegue substituir. As vezes o silêncio fala mais que palavras, mas uma história, mostra como a pontuação podem mudar todo o sentido de uma frase.

Um homem rico estava muito mal. Pediu papel e pena e escreveu assim:

Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres

No entanto, morreu sem que fizesse a pontuação.

Assim, questiona-se: a quem ele deixou sua fortuna?

Eram quatro os concorrentes: o sobrinho, a irmã, o padeiro, os pobres.

A irmão fez a seguinte pontuação: Deixo meus bens a minha irmã, não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

Interpretação do sobrinho: Deixo meus bens a minha irmã não, ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

Interpretação do padeiro: Deixo meus bens a minha irmã não, ao meu sobrinho jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

Interpretação dos pobres. : Deixo meus bens a minha irmã não, ao meu sobrinho jamais. Será paga a conta do padeiro nada. Dou aos pobres.

“Assim é a vida”, diz o texto. “Nós colocamos os pontos e isso que faz a diferença”.

Posts recentes

Ver tudo

Dia da Escola

Valmir Michelon/professor e jornalista Lembramos nesta sexta, 15 de março, o Dia da Escola. Por que existem escolas? O que eu poderia ter aprendido e não aprendi? A gente aprende a fazer perguntas ou

A vida e os números

Por Valmir Michelon/Jornalista Nunca fui dos números. Tenho dificuldade em lidar com eles. Mas ultimamente tenho dado um outro olhar para o assunto. Moro há mais de dois anos na rua Sete de Setembro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page