Primeiro Sarandeio de Guaíba


Guaíba realiza o “1º Sarandeio de Guaíba: A Tradição em Movimento”, nos meses de agosto e setembro. No mês de agosto, o Sarandeio iniciará com a proposta de fomento à cultura gaúcha com visitações escolares, oficinas culturais, desafios com lendas gaúchas, intervenções tradicionalistas e apresentações musicais. Todas as atividades poderão ocorrer de forma presencial ou remota - on-line de acordo com os protocolos sanitários em vigência.

No início do mês de setembro, as festividades terão início com a saída da Chama Crioula do Milênio, promovendo desfiles temáticos, cavalgadas e danças típicas. Após, será iniciado o período dos Festejos Farroupilha, quando ocorrerão 11 dias de shows em diferentes CTGs da cidade, o Pantheon Farroupilha do estado do Rio Grande do Sul, concurso de prendas e peões, além de diversas outras atrações. Estimulando assim, a descentralização das atividades dos Festejos Farroupilha. "Queremos que as entidades tradicionalistas e os tradicionalistas em geral protagonizem cada passo desses movimentos oferecidos à nossa comunidade" , comentou Ivo Schergl Jr. Secretário de Turismo, Desporto e Cultura.

SEMANA FARROUPILHA: Em comemoração à Revolução Farroupilha, 20 de setembro, o Concurso Artístico-Literário Festejos Farroupilhas 2021 – Caminhos de Anita terá suas inscrições abertas até o dia 10 de setembro. Organizado pela Comissão dos Festejos Farroupilhas e dividido nas categorias público geral e público escolar, o concurso tem como objetivo a premiação de produções gráficas, como desenhos, e literárias, contos e poesias, que abordem a temática deste ano, “Caminhos de Anita”. O resultado do concurso está previsto para o dia 13 de setembro. Comemorando o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi, os Festejos Farroupilhas de 2021 buscam homenagear os caminhos percorridos por ela e a sua bravura durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), onde lutou pela liberdade do Rio Grande do Sul ao lado de seu companheiro, Giuseppe Garibaldi.
Na categoria público escolar, os participantes, de ensino público ou privado, devem seguir as orientações conforme seu grau de escolaridade: estudantes de Educação Infantil/ Pré-Escola participam na categoria produção gráfica/desenho, estudantes do Ensino Fundamental participam na categoria literária/poesia, e estudantes do Ensino Médio participam na categoria literária/conto. Na categoria público geral, participam maiores de 18 anos, obedecendo as subdivisões: A história construída por Anita; O romance de Anita e Garibaldi; O legado de Anita para as mulheres. Festejos Farroupilhas
Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho (20 de setembro), com as restrições impostas pelos protocolos de distanciamento social.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS