top of page

Prefeitura apresenta projetos voltados a educação


O prefeito Marcelo Maranata e a vice-prefeita e também secretária da Educação, Claudinha Jardim, realizaram na tarde da terça-feira,9, no auditório da Prefeitura de Guaíba, uma coletiva de imprensa para falar sobre o piso salarial dos professores, a volta das aulas presenciais, projetos e ações atuais da Secretaria de Educação e atualização dos projetos e programas de ações do Prometas.

Esclarecendo o assunto do piso salarial dos professores, o prefeito afirmou que, “Nenhum professor da rede pública municipal recebe menos que o piso salarial estabelecido para a categoria da educação”. Ele destacou também que 26 servidores do nível 1, do primeiro e segundo grau, que não recebiam o piso, passaram a receber um complemento para não ficar com o salário abaixo do piso, além desses 26, outros 36 da gestão passada também receberam esse complemento.

O prefeito criou um grupo de trabalho para tratar sobre o piso do magistério, reunindo a Prefeitura, a Procuradoria do município e o sindicato. Considerando que não houve consenso jurídico no grupo de trabalho, o prefeito anunciou que ainda não tomou nenhuma decisão, pois necessita do amparo legal. P prefeitura pretende reunir-se com Tribunal de Contas para elucidar a quesetão salarial.

A secretária da Educação ressalta que o retorno foi feito com muita conversa entre os pais e adotando todas as medidas de segurança nos espaços escolares.

A vice-prefeita informou que iniciaram a entrega do segundo kit de alimentação escolar a mais de 8.500 alunos, das mais de 10 mil famílias que solicitaram em termo o recebimento destes kits escolares. A secretária Cláudia Jardim ressaltou algumas conquistas da gestão em relação à educação: A cidade de Guaíba ser finalista do Prêmio Innovare, do Ministério Público, com o Projeto Conectados pela Educação, com mais de 500 pontos de internet gratuitos para garantir o acesso à educação na pandemia. Ampliação das vagas de educação infantil, com 230 novas vagas, 108 vagas apenas com a conclusão da EMEI Wania Alencastro, no Jardim dos Lagos, e as mais de 122 inscrições que foram abertas através de edital e a partir de uma nova inscrição para a Educação Infantil.

Prometas

O prefeito Marcelo Maranata falou do andamento do projeto Prometas e afirmou que todas as metas estão sendo atendidas dentro do cronograma previsto. Ressaltou que foram abertas mais de 600 vagas no contraturno escolar e em 2022 teremos mais de 1800 vagas, para estes projetos relacionados ao esporte, cultura, educação ambiental e ecológica.
Ressaltou a criação de 300 novas vagas para as crianças de 0 a 3 anos na rede municipal, este recurso já prevê e garante 150 vagas em 2022, atingindo 50% da meta que era até o final da gestão. Algumas obras previstas:
Entrega da EMEI Cohab, com previsão de entrega para junho de 2022.
-Conclusão da quadra Poliesportiva da EMEF Inácio de Quadros; a previsão de entrega é em março de 2022.
-Uniformizar os alunos da educação infantil e educação fundamental .
“As metas estão sendo cumpridas, são prioridades e não faltarão recursos nesta gestão para investir na educação, que é a prioridade no nosso governo”, garantiu o prefeito Marcelo Maranata.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page