top of page

Obras nas orlas da Alegria e Alvorada são entregues oficialmente

Em cerimônia na CMPC, a iniciativa, cocriada com a comunidade, definida pelo Ministério Público e executada em conjunto entre a CMPC e a Fepam, entrega ao município mais qualidade de vida com a requalificação dos dois balneários da cidade


Os moradores de Guaíba já podem aproveitar as novas orlas dos balneários Alegria e Alvorada. As obras de requalificação urbana foram concluídas e entregues à população em cerimônia que ocorreu nesta quinta-feira,22, na unidade industrial da CMPC. Foram entregues novas áreas de lazer, locais para práticas de esportes, espaço pet, novos píeres e, acima de tudo, mais qualidade de vida às pessoas, especialmente aos moradores das regiões.

A ação foi criada com o objetivo de fortalecer o elo com as comunidades, trazendo melhorias efetivas e um legado permanente ao município. Os projetos arquitetônicos e de engenharia foram definidos pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em conjunto com a CMPC, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM) e a própria comunidade, que, por meio do diálogo e de reuniões, contribuiu com sugestões, expondo suas necessidades e desejos para os novos espaços urbanos.

O diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC, Daniel Ramos, destaca que o fato das melhorias serem definidas em conjunto com as comunidades propicia que os moradores criem um senso ainda maior de pertencimento com o novo ambiente. “As pessoas são parte fundamental na construção dessas mudanças. O CMPC Conecta, além de fortalecer cada vez mais a nossa ligação com o município, representa um dos 3 C’s do nosso propósito, que consiste em ‘conviver com as nossas comunidades vizinhas’, deixando para os locais onde atuamos um legado positivo. A transformação dos espaços será um marco para o município, motivando o desenvolvimento local por meio de atividades culturais e esportivas nas orlas”, ressalta.

Plano de melhoria da qualidade de vida para famílias na orla da Alegria

Em outra iniciativa conjunta entre CMPC, Ministério Público Estadual e Prefeitura de Guaíba, foi realizada, em novembro de 2020, a execução do plano de melhoria da qualidade de vida para 30 famílias que residiam na orla da Alegria, no espaço da área conhecida como Marco Farroupilha. Após concluídas todas as etapas previstas, cerca de 80 pessoas passaram a ter residências próprias, equipadas e estruturadas com saneamento básico e energia elétrica.

Ana Luiza Domingues de Souza Leal, promotora da Promotoria de Justiça Especializada de Guaíba, acredita que o processo foi realizado da melhor maneira possível. “O trabalho em conjunto em prol da construção de legados positivos para as pessoas e instituições se concretizou na forma como foi cumprida mais uma etapa desta ação. O Ministério Público, a CMPC e a prefeitura de Guaíba, por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Assistência Social, realizaram a transição com essas 30 famílias, que agora terão suas casas próprias e uma condição de vida elevada, o que nos deixa extremamente felizes e convictos de que o plano de melhoria da qualidade de vida está sendo positivo para todas as pessoas envolvidas”, conclui.

Para o diretor-geral da CMPC, Mauricio Harger, as obras de requalificação urbana das orlas da Alegria e da Alvorada foram um projeto muito inovador. “Empatia, diálogo e transparência foram ferramentas fundamentais para que esses espaços fossem cocriados e entregues para a comunidade. Na orla da Alegria nós percebemos que a iniciativa só teria um caráter de excelência se nós também melhorássemos a vida dessas pessoas”, explica.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC, Daniel Ramos não seria justo entregar uma obra que leva qualidade de vida para toda a população de Guaíba e não oferecer o mesmo para as famílias que deixaram o local. “O plano de melhoria da qualidade de vida foi executado após reuniões com as famílias, e conseguimos realizar a ação com êxito, proporcionado a essas pessoas acesso a uma moradia própria, escriturada e com todas as condições para viverem de forma digna e feliz”, destaca o executivo.

Termo de Ajustamento de Conduta

Os projetos de requalificação das orlas, exceto a mudança das famílias, foram definidos pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, em relação ao cumprimento das medidas previstas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). As questões que deram origem à assinatura dos termos são:

  1. Reclamações de vizinhos, principalmente ruídos, originados em 2015, no momento em que foram iniciadas as operações da Linha 2 de produção de celulose. O TAC, assinado em fevereiro de 2019, prevê um conjunto de 18 ações, tendo sido divididas em ações compensatórias e mitigatórias.

  2. A empresa segue trabalhando para cumprir os prazos estabelecidos para implementação das ações. Entre as medidas mitigatórias, a CMPC está colocando em prática um plano para melhoria do conforto acústico ambiental. As ações contemplam desde o monitoramento on-line dos ruídos até a construção de um muro acústico e demais adequações estruturais.

  3. Entre as medidas compensatórias, a CMPC apresentou ao Ministério Público o Projeto Conecta, que prevê a requalificação dos espaços públicos na orla do rio Guaíba, especialmente nos bairros Alegria e Alvorada, em Guaíba (RS), com participação da comunidade local.

  4. A CMPC possui todas as autorizações de operação, e vem cumprindo os padrões exigidos pelas autoridades.





ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page