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Nutrição & Saúde

Arroz: mocinho ou vilão?

por Nutricionista Vanessa Martins Melero

O arroz é um alimento comum no prato do brasileiro! Ainda mais combinado com um feijãozinho!
Mas ultimamente tem sido considerado o vilão quando o assunto é dietas.
Porém, se não houver exagero na quantidade em que se consome, ele pode fazer parte do cardápio alimentar e ainda garantir benefícios para a saúde.
Que tal conhecer os tipos de arroz e escolher o que mais se adapte ao teu paladar e estilo de vida?

Arroz branco: É o arroz mais popular. Classificado como o vilão em dietas restritivas “da moda”. A maior composição é o carboidrato, especialmente o amido. Possui também fontes de aminoácidos essenciais. Porém, como foi retirado uma valiosa parte da parte externa, ele fica pobre em vitaminas e minerais. Mas o arroz branco mantém algumas proteínas e vitaminas do complexo B. Então, não é de todo mal!

Arroz arbóreo: Utilizado em preparos de risotos. Possui as mesmas propriedades do arroz branco. Ele é uma variedade de arroz italiano.

Arroz parboilizado: O valor nutricional é aumentado porque ele passa por um processo em que os nutrientes migrem para o interior do grão aumentando o valor nutricional.

Arroz integral: Este arroz é o queridinho dos cardápios! Por ocorrer apenas a remoção da casca, ele mantém as principais propriedades porque mantem a camada externa do grão. Ele é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E e A magnésio, ferro, fósforo, manganês, fibra e cálcio.

Arroz cateto ou japonês: Usado na culinária japonesa. Possui grande quantidade de amido. Os grãos são curtos e o arroz integral dele conserva as mesmas propriedades do arroz integral citado acima.

Arroz vermelho: É um arroz com propriedades antioxidantes rico em vitaminas do complexo B, fibras, compostos fenólicos.

Arroz negro: Comparado ao arroz integral, ele contém mais fibras e proteínas. Contem ingredientes antioxidantes.

CONTATO: nutrisaudevanessa@gmail.com

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