top of page

Moradores Guaíba e Região começam a receber visita de recenseadores do IBGE

O Censo Demográfico de 2022 inicia a partir de segunda, dia 1º de agosto. Após dois adiamentos, primeiro por conta da pandemia de covid-19, em 2020, e depois por problemas de orçamento. Conforme o Coordenador Censitário em Guaíba e Porto Alegre, Bruno Fantin, 65 pessoas irão inicialmente percorrer as ruas da cidade na semana que vem durante três meses, até 31 de outubro.
O trabalho dos recenseadores seguirá um roteiro preestabelecido de maneira a visitar casa a casa de uma região. Cada entrevista não deve demorar mais de cinco minutos. Para a grande maioria dos entrevistados a conversa deve ser muito rápida. Essa conversa pode ocorrer no portão da residência, sem a necessidade de receber o recenseador em casa. Todos os recenseadores estarão devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) onde registrará todas as informações coletadas.


Esses profissionais também seguirão o protocolo sanitário necessário contra a Covid-19: máscara, higienização das mãos/álcool gel e distanciamento social. Em caso de dúvida sobre a identificação do entrevistador, o morador poderá verificar informações via site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181.

Conforme o IBGE, para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 podem ocorrer após às 18 horas e também aos sábados e domingos. O papel dos recenseadores é de apenas coletar as informações fornecidas pelos moradores: não há qualquer atuação de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas sigilosas fornecidas pelo morador. O Censo 2022 visitará 75 milhões de domicílios no Brasil e, neste ano, completa 150 anos de história no país. As informações geradas pelo Censo também contribuem, entre muitas áreas, para a realização de pesquisas no meio acadêmico e a definição de estratégias de impacto social e econômico da iniciativa privada.

Conforme Censo de 2010, Guaíba tinha 95.204 pessoas. Estimativa populacional do IBGE aponta mais de 100 mil moradores.

Fotos Divulgação


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page