top of page

Maior produtor de mudas florestais da América Latina


A Tecnoplanta, com sua sede em Barra do Ribeiro, é a maior empresa em geração de empregos no município, é também a maior produtora de mudas florestais da América Latina. Com dois viveiros em Barra do Ribeiro e outros no Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e Bahia encerra o ano com 160 milhões de mudas e prevê para 2023 a produção de 240 milhões plantas. Quem está a frente do projeto é o empresário Eudes Marchetti, 63 anos. Natural de Protásio Alves, cidade localizada entre Antônio Prado e Nova Prata, é de uma família de 10 irmãos. Enfrentou todas as dificuldades da vida, perdeu os pais aos oito anos de idade e teve que trabalhar nos seus primeiro anos de vida na roça, plantando milho e ajudando na criação de gado da família.


Ele fez o caminho de centenas de descendentes de italianos, em virtude da pouca terra e famílias grandes, na busca de estudo e trabalho nas grandes cidades. Saiu de casa aos 17 anos para fazer o curso de Técnico Agrícola na ETA, em Viamão. Ele e dezenas de outros técnicos encontraram uma oportunidade de trabalho a empresa Riocell(hoje CMPC) nos anos 80 e 90. Com o processo de terceirização de serviços da Riocell criou uma empresa com outros sócios. Nasceu a Tecnoplanta que aos poucos transformou-se em uma das maiores empresas de mudas da América Latina, utilizando as mais modernas tecnologias . Enfrentou grandes crises que destruíram os viveiros de mudas. Entre elas, um vendaval e a invasão da via campesina que destruiu toda a sua empresa e nunca teve ressarcimento do prejuízo.
Na pandemia quase fechou as portas., sendo obrigado demitir 350 funcionários. Como diz o ditado, as tempestades surgem na vida para ver se as raízes da árvores estão firmes e fortes.Foi o que aconteceu na vida de Marcheti. Durante uma das crises foi obrigado a inovar e buscar a diversificação de produtos e encontrou na oliveira uma alternativa de negócio. É hoje, através da empresa Prosperato, umas da marcas mais premiadas no mundo, já recebeu 176 distinções no mercado internacional.
A Prosperato conta hoje cerca de 250 hectares plantados em Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul e Capava do Sul. Além da produção de mudas de eucalipto, pinus e oliveira, vem investindo também na produção de nozes.

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page