top of page

Livro resgata a história da Serrinha

Atualizado: 12 de jan. de 2023

O professor e historiador Valdivino Rodrigues lança o terceiro livro resgatando a história dos primeiros moradores na localidade da Serrinha, entre Guaíba e Barra do Ribeiro. “Além de tratar da história e da cultura, faço homenagem aos 130 anos da colonização do suíço Valesana na região”, comenta.
Natural da Serrinha, o professor e pesquisador conhece como poucos a história da localidade. O livro é o resultado do trabalho de conclusão do curso de História pela Uniasselvi. Segundo ele, alguns imigrantes ao chegarem no Estado instalaram-se em Carlos Barbosa, mas como as famílias eram grandes, uma média de 10 filhos, algumas tiveram que buscar outras terras. Sabendo que existiam áreas para vender na Serrinha, parecidas com as da Serra, optaram por mudarem de local.
O padre Agostinho, descendente dos pioneiros, faz a apresentação do livro e elogia a iniciativa que resgata a história dos pioneiros das famílias Ruduit. “Há tantos feitos dignos a serem contados. Há tantos acontecimentos que dormitam em nossas memórias esperando se tornarem…livro”, ressalta.
Conforme o autor, a obra apresenta um panorama geral com um rico acervo de informações desde a pré-história, passando pelo período de sesmarias, seguido de outras etnias europeias (alemã, galega, italiana, polonesa, etc), além da mbyá guarani. "Há enfoques sobre genealogias e os quadros natural, econômico, educacional, cultural, religioso e social. Traz ainda notícias sobre a passagem pela Serrinha do Cantor da MPB Belchior.", comenta.
Professor Valdvino é formado em Teologia, Filosofia e História, lançou no ano passado o livro Estudos Guaibenses pela editora Palavreado. O primeiro livro resgata a História e a Geografia dos municípios de Eldorado do Sul, Mariana Pimentel e São Jerônimo. É professor da rede municipal desde 1972, atuou na rede estadual e foi suplente de vereador.

ONDE ENCONTRAR:
O livro pode ser encontrado no Espaço Sol Nascente, rua Sete de Setembro, 296, Centro, Guaíba ou diretamente com o autor pelo número 999253233.


Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page