top of page

Idas e vindas

Mês de julho tem sido marcado pro boas notícias e algumas não tão boas. Olhando a história de Guaíba, lembramos a criação da primeira escola pública, a Escola Gomes Jardim( 5 de julho 1926), da Sociedade União dos Veteranos ( 27 julho de 1947), do Clube Itapui(23 julho de 1926), do CTG Darci Fagundes(24 de julho de 1985). O CTG surgiu após vários encontros de 19 amigos liderados por Suli Soares e Sadi Cardoso. O CTG teve como primeiro Patrão Oficial, Suli da Silva Soares e Patrono o acordeonista Sadi Cardoso. e agora será lembrado pela criação do novo Hospital.


Julho lembra algumas perdas, como do poeta guaibense Aparicio Rillo. Ele morria há 35 anos, no dia 23 de julho de 1985. Passou a infância em Guaíba e destacou-se na poesia gauchesca. A partir de 1957 adotou São Borja como sua terra. Foi membro da Academia Rio-grandense de Letras e da Academia da Estância da Poesia Crioula. Rillo é o autor dos Hinos de São Borja, Cerro Largo e Santa Rosa. Hoje, ele é nome de escola e museu em São Borja. Entre as suas músicas “Guaíba Antiga”, que concorreu a Reculuta da Canção de Guaíba. Lembramos também a morte do autor do livro Guaíba Terra e Povo, Fernando Worm. Ele teve destaque no trabalho social e no epiritismo.


Saindo um pouco de Guaíba, julho perdeu neste mês o músico Ennio Morriconi, autor de trilhas sonoras que ficaram na nossa memória, entre eles no filme Cinema Paradiso, de Giusepe Tornatore. Enfim, estamos encerrando este mês dentro de uma semana, que venham no conhecido mês do ‘desgosto’, notícias boas na cidade e no mundo.


Posts recentes

Ver tudo

Dia da Escola

Valmir Michelon/professor e jornalista Lembramos nesta sexta, 15 de março, o Dia da Escola. Por que existem escolas? O que eu poderia ter aprendido e não aprendi? A gente aprende a fazer perguntas ou

A vida e os números

Por Valmir Michelon/Jornalista Nunca fui dos números. Tenho dificuldade em lidar com eles. Mas ultimamente tenho dado um outro olhar para o assunto. Moro há mais de dois anos na rua Sete de Setembro

コメント


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page