• Nova Folha Regional

Há 20 anos: Guaíba encerrava ciclo do cinema e iniciava nova fase com o Festival Estudantil

Há 20 anos, 27 de março celebra o Dia do Cinema Gaúcho. A data é uma alusão a primeira exibição pública documentada de um filme de ficção no Rio Grande do Sul, que ocorreu no mesmo dia de 1909, com a sessão de O Ranchinho do Sertão, de Eduardo Hirtz. Autoria do projeto na época foi do deputado Ronaldo Zulke.

Março lembra a demolição do prédio do antigo cinema de Guaíba, o Cine Theatro Gomes Jardim, marcando o fim de um ciclo do cinema na cidade e início de uma nova fase. Naquele ano, há 20 anos nascia o Festival de Vídeo Estudantil, hoje, Festival Nacional de Cinema Estudantil, uma mostra Nacional e internacional de curtas e longas que teve em 2020 quase dois mil filmes inscritos, representando mais de 100 países. Fotos Acervo Valmir Michelon e Festival de Cinema de Guaíba.







Cinema fechou em 1977. Antigo prédio que abrigou sede de partidos, mercado, entre outros até a demolição em março de 2002.















Início do Festival de Cinema de Guaíba

A história do festival está sendo resgatada através de um livro/revista: Vocé que tem alguma lembrança e já participou dê seu depoimento.https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAPTHqDvVvmOe72Xx_Yv24QcsE-2ZjPFcaCKLJpq_zL2wv6Q/viewform

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Receba nossas atualizações

51 99616 7059

  • Branca Ícone Instagram
  • arroba

© 2020 - 2021 by Bittencourt Branding and Books | Nova Folha Regional | All Rights Reserved.