top of page

GUAÍBA REGISTRA MENOR ÍNDICE DE HOMICÍDIOS DOS ÚLTIMOS 19 ANOS

O município de Guaíba apresentou o menor índice de homicídios dos últimos 19 anos. De acordo com dados levantados pela Divisão de Planejamento e Coordenação da Polícia Civil (DIPLANCO), o município vem apresentando redução no número de crimes contra a vida, havendo destaque para os últimos dois anos.

Foram 16 pessoas que perderam a vida em crimes intencionais no ano 2021, número que já representou queda em relação ao ano de 2020, em que foram 18.
As autoridades comemoram o índice da cidade, que já chegou a registrar 46 homicídios em um ano.
Além da redução no número de homicídios, o número de crimes de roubo a residência e de roubo de veículos foi o menor dos últimos dez anos e o número de roubo a pedestres foi o menor dos últimos 09 anos.
Para a Delegada Karoline Calegari, que está a frente da DP desde junho de 2019, os resultados são positivos e são fruto de um conjunto de fatores, entre eles a dedicação e a combatividade dos policiais em Guaíba. “Também de acordo com a DIPLANCO, verifica-se que o número de procedimentos remetidos pela DP Guaíba com elucidação, ou seja, com apontamento de autoria, teve média de 95% no ano, o que demonstra a efetividade do trabalho investigativo policial”.

Segundo Karoline, a diminuição da violência em Guaíba também é resultado de um trabalho integrado, não só entre as forças de segurança pública do município, mas também da rede de atendimento, como MP, CREAS, CRAS, CAPS, Conselho Tutelar, Secretaria do Meio Ambiente e do Bem Estar Animal, Vigilância Sanitária, CRVA, destacando que há especial articulação entre os órgãos/instituições na cidade visando criar fluxos que atendam as pessoas de forma eficiente.

Exemplo disso é a qualificação no atendimento a mulher vítima de violência no município. Inicia pelo devido acolhimento da vítima na Delegacia, que tem a possibilidade de ser atendida na sala de atendimento especial, local reservado e com espaço lúdico para as crianças, onde a vítima registra ocorrência contra o agressor e pede medidas protetivas. O pedido é encaminhado imediatamente e situações de risco iminente são passadas à autoridade policial, que toma as medidas cabíveis; Programa Fale com Elas, do Ministério Público, em que as vítimas podem conversar diretamente por whats-app com a Promotoria de Justiça, relatando novas situações e buscando orientações; a Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, que, deferidas as medidas protetivas de urgência, passa a comparecer no endereço da vítima com frequência, aumentando sua proteção; além de outros serviços importantes, como a Coordenadoria da Mulher, convênios para abrigamento da vítima, atendimento pelo CREAS, até que seja implementado o Centro de Referência da Mulher em Guaíba, já aprovado na câmara de vereadores.

Outro exemplo de articulação da rede para o enfrentamento da violência foi a criação do Comitê Técnico de abuso sexual infantil, vinculado ao CAPS, em que representantes da rede estão procedendo o levantamento de dados visando a implantação de uma estrutura semelhante a um Centro de Referência de Atendimento a Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual, cujo objetivo é acolher, atender e realizar perícias psicológicas nas vítimas.
Karoline também destacou o apoio dado pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores às forças de segurança do município, exemplificando a doação de viaturas tanto à Polícia Civil, quanto à Polícia Militar.
Para a Delegada, “também merece reconhecimento o trabalho da imprensa local, que promoveu a divulgação dos trabalhos realizados de forma séria e nos limites exigidos pela legislação”.
O Diretor da 2ª Delegacia de Polícia da Região Metropolitana – 2ª DPRM, Delegado Mario Souza, afirma que “o trabalho desenvolvido em Guaíba é contínuo e eficiente” e que “a queda dos indicadores de criminalidade, especialmente de homicídios, se deve ao trabalho integrado e altamente operacional das forças de segurança pública na cidade”.
Para o Coronel Moreira, comandante do 31º BPM, a integração entre as forças de segurança pública foi um fator importante para a redução da criminalidade em Guaíba.
Segundo Moreira, com relação à diminuição dos delitos patrimoniais, a análise georreferencial dos crimes, com a alocação do efetivo em pontos estratégicos para a prevenção de furtos e roubos, também contribuiu com a boa evolução desses vetores. E com relação à diminuição de homicídios, o Coronel destaca que, além da saturação das áreas conflagradas pelo tráfico de drogas, foram apreendidas pela BM 113 armas de fogo e 1661 munições no ano de 2021, o que contribuiu para a redução dos índices.
Também foram realizadas, em 2021, pela Brigada Militar, 39 prisões de foragidos, 50 prisões por furto, 15 por roubo, 33 por porte de arma de fogo, 207 por tráfico de drogas, totalizando 344 prisões no ano. .

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page