top of page

Guahyba: 33 anos de canoagem




A Guahyba Associação de Canoagem completou no última sexta, 5 de janeiro, 33 anos de atividades em Guaíba. A entidade já revelou inúmeros atletas e projetou Guaíba no Brasil e Exterior. A entidade nasceu de grupo de amigos que buscavam um espaço para guardar o material de canoagem.
Segundo o professor Caio Schimitt no início dos anos 90 procuramos o prefeito Solon Tavares e ele ofereceu uma sala ociosa onde até hoje funciona no Parque da Juventude. Os fundadores foram os irmãos Caio e Nilvion Schimit, Carlos Dorneles, Stenio Blaskoski, Leonardo Furtado, Paulo Gomes.O primeiro presidente foi o Stenio tendo como vice Caio.
Atualmente a entidade desenvolve o projeto Desvendar em parceria com Instituto Incentivar com patrocínio da CMPC através do Ministério do Esporte. O projeto atende estudantes de 10 a 18 anos no núcleo Alvorada e na sede da Associação.
O atual presidente Ederson Luís da Silveira Pasqualetto destaca o projeto Desvendar que está em andamento e frisa que está em tratativas com a prefeitura para ampliar o atendimento aos estudantes.

PROJETO : Aulas segunda e sábados no Centro e no bairro Alvorada terças e quintas para alunos de escolas com direito a transporte a equipamentos.ADULTOS: Aulas aos sábados das 9h às 11h. Informações: 985175 671 e 981762558.

Primeiro guaibense nas Olimpíadas pretende encerrar carreira

Aos 41 anos, Edson Silva, o Edinho, o primeiro atleta olímpico pretende encerrar sua carreira neste ano. Antes isso irá participar da seletiva nos Estados Unidos para as Olimpíadas deste ano que ocorrem em agosto em Paris. O atleta que iniciou no projeto social da entidade já conquistou diversos títulos na canoagem e já representou Guaíba nas Olimpíadas do Rio em 2016 e esteve nas Olimpíadas de Londres, integra a seleção brasileira de canoagem. Passando férias em Guaíba e treinado na Guahyba de Canoagem revela que falta de apoio na cidade obrigou-o mudar-se para Joinvile, Santa Catarina .
“Hoje represento Joinvile na Seleção Brasileira mas não esqueço as raízes aqui em Guaíba onde estou hoje treinando”., disse. “Foi uma pena que o primeiro atleta olimplico teve que sair daqui”, complementou mostrando certa tristeza com a cidade que um dia o projetou e não pode permanecer por falta de apoio. “Guaíba está no marco da história”, disse ele que a partir de 2025 pretende se de dedidar a área administrativa na área do esporte da canoagem.




HISTÓRIA: Entre os fundadores os irmãos Caio e Nilvion Scnitt que hoje atuam como instrutores e diretoria. O esporte gera uma disciplina e contato com a natureza”, destaca Caio.



OPINIÃO: “Praticando canoagem a 25 anos, como ex atleta, hoje sócio tenho muito a agradecer a este clube esportivo que tanto contribui para a cidade de Guaíba. Fui aluno, Atleta, vice-presidente,presidente e sócio; vi inúmeras crianças terem um sonho de ser um atleta como muitos que a GAC tem e já teve; vi muitos pais orgulhos torcendo e gritando na beira do lago Guaíba; presenciei inúmeras atividades ambientais e palestras de conscientização ambiental; inúmeros projetos e ações sociais em prol das crianças, inúmeras pessoas maravilhosas que fizeram parte desta história” disse Hans Malmann

ADULTOS: No último sábado, 6, Viviane Mascarello, Vanessa Fiorini e Pedro Rosa fizeram primeira aula. Além de estudantes, a entidade oferece espaço para adultos.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page