Guaíba recebe espetáculo de teatro



O projeto “Era Uma Vez Um RS Seguro Com Arte” proposto pelo artista Guilherme Ferrêra da Rococó Produções Artísticas e Culturais financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do RS, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc no edital 09/2020 produções culturais e artísticas inicia as suas atividades em uma intensa programação a partir dessa terça-feira dia 06/04 e estende-se até o dia 12/04 pelo canal no youtube do grupo.(Foto: Rodrigo Kão Rocha/ Divulgação)

https://www.youtube.com/channel/UCCqKEOpVPJALIYLmuhKDJyg

Serão realizadas apresentações do premiadíssimo espetáculo teatral Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas, oficinas de contações de histórias, acessibilidade em libras, acessibilidade para cegos e bate-papo com os espectadores após cada uma das atividades. Apesar de todas as dificuldades com o agravamento da pandemia mundial causada pelo novo Corona Vírus, o grupo se reinventou e de forma totalmente Gratuita e acessível encontrou formas para manter o escopo do projeto em atender 18 comunidades que se encontram no Programa RS SEGURO – Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública, agendando grupos desses territórios em todas as ações, onde essas comunidades tornam-se as protagonistas do projeto.

O Projeto irá contemplar com ações artísticas, culturais, formativas e inclusão 18 municípios gaúchos que se encontram no Programa RS Seguro do governo do Estado. Em Guaíba está entre os municípios contemplados.Todas as ações serão realizadas virtualmente através do canal do youtube do grupo, de forma gratuita. Estão agendadas em Guaíba apresentações para alunos do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim.

Roger Santos, assistente de produção do projeto, afirma “É fundamental que nós artistas busquemos formas de nos reinventar, neste momento ainda mais. A adaptação do projeto Era Uma Vez Um RS Seguro com Arte é o resultado de meses de esforço e trabalho em busca do nosso objetivo principal que visa levar arte e educação a quem mais precisa neste momento tão conturbado da nossa história, o público infanto-juvenil”


Atrações do projeto:

36 exibições do espetáculo teatral – Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas

Reinventado para o formato virtual, a partir de dramaturgia inédita, Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas revisita as Lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, abrindo espaços onde, de forma atraente e delicada, pode-se trabalhar a transversalidade dos elementos das Culturas Afrodescendente e Gaúcha, além de uma reflexão sobre o bullying e as diferenças, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade. É entremeado por cantigas extraídas do Cancioneiro Popular Gaúcho e especialmente compostas, executadas ao vivo acompanhadas por violão e percussão. Vale-se de recursos cênicos simples e poucos objetos, abrindo espaço para que o espectador imagine, envolvendo-se, criando imagens e estimulando lúdico em uma atmosfera de interação.


Após cada uma das ações o grupo se reunirá através de um link para bate-papo com os espectadores para esclarecer dúvidas e questões acerca dos trabalhos apresentados



ÚLTIMAS NOTÍCIAS