top of page

Guaíba no Dia da Animação

Guaíba integra novamente a programação do Dia Internacional da Animação (DIA, mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil. A Mostra Oficial é exibida simultaneamente, neste sábado dia 28 de outubro, às 19h30min, com entrada franca. Em 2023 o evento comemora 20 anos! A primeira edição foi em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil!
Neste ano foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados pelo júri, 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e 8 para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). A Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada através de curadoria com 5 filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá. No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Em Guaíba, o evento é realizado no Instituto Gomes Jardim há mais de 15 anos e conta com exibições no dia 28 a 31 de outubro na escola, voltado a estudantes de toda a escola e interessados. Informações 996167059

Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, fazendo questão de selecionar uma programação infantil com curtas de alta qualidade que é também uma maneira de formar público.


Kommentare


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page