Guaíba Foto Clube completa 19 anos

Atualizado: Jun 13

A paixão de fotografar, de conviver com pessoas que curtem a fotografia, partilhar ideias e buscar através delas o resgate da memória fotográfica da cidade e registrar a sua história, tem sido alguns motivos do Guaíba Foto Clube. Há 20 anos, ocorria no Instituto Gomes Jardim, um curso de fotos que proporcionou que no ano seguinte, surgisse o primeiro clube de fotografia da cidade. Os participantes deste curso decidiram que queriam continuar os encontros, dando assim o nome e fundando o Guaíba Foto Clube.
Em 2003 as reuniões passaram a ser no Museu Carlos Nobre até 2014 e em 2015 novamente passaram para escola Gomes Jardim.
Em 2002 ocorreu a 1ª Mostra Fotográfica em agosto marcando o mês da fotografia com 15 eventos no Museu Carlos Nobre. Além disso, o clube realizou diversos cursos, palestras, o Projeto Retrato de Família e Caminhadas Fotográficas. Foram nove cursos e palestras administradas com vários palestrantes. Entre eles: Alceo Serafini, Valmir Michelon, Oscar Devitta, Rosalina da Silva, Nilson Testa ,Chico Pinheiro ,Cezar Oliveira, Ernesto Putz, Marcos Silveira, Hanna Beineke, João Ranzan, Cristiano Sant’Anna, Eduardo Teixeira, Jefferson França, Pedro Molnar e Elio Abe, somando quase 150 participantes. O Guaíba Foto Clube realiza concursos internos desde 2002, um total de 66 até 2019, quatro por ano. Conforme a presidente do GFC, Mara Menezes, o clube tem no seu acervo mais de 900 fotos, sendo que a partir de 2016 o acervo é digital. Passeios desde 2002 até 2019 foram 64 incluindo as saídas fotográficas por Guaíba, num total de 54 cidades visitadas, com quase 300 participantes.

Diretoria atual





Passeios e encontros