Guaíba firma convênio para regulação e fiscalização de serviços de água e esgoto

A prefeitura de Guaíba assinou, na quarta-feira,19, termo de convênio com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do RS (Agesan-RS) para a regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto do município. A partir de junho deste ano, o órgão, respeitando a carência da antiga agência reguladora, irá desempenhar atividades como fiscalização dos sistemas e de pressões, controle e definições sobre tarifas e taxas dos serviços prestados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), além de normatizar as melhorias, buscando levar qualidade para a prestação dos serviços. O documento foi assinado pela prefeita em exercício, Cláudia Jardim, e integrantes da Agesan-RS.
Com a formalização do convênio, os habitantes da cidade contarão com canais de ouvidoria, pelos quais poderão tirar dúvidas, fazer elogios e reclamações sobre os serviços de água e esgoto, além de ser a segunda instância contra situações de desacordo entre o usuário e a Corsan.
Após a assinatura, a equipe da Agesan-RS realizou a primeira vistoria nos sistemas de água do município, especialmente devido do temporal desta semana, provocando falta de energia e desabastecimento de água em grande parte da cidade. A vistoria segue no dia 28 de janeiro, dirigindo-se aos reservatórios, estações de tratamento de esgoto e estações elevatórias.
“Guaíba já possui uma prestação de serviço de água e esgoto diferenciada para a região e, agora, com uma regulação eficaz e proativa, irá apenas qualificar os serviços e atender àqueles que mais necessitam; os usuários”, comentou o prefeito e presidente da Agesan-RS, Pedro Rippel. Ele também prestou solidariedade à população do município diante do evento climático, que gerou danos à comunidade.