top of page

Guaíba e Eldorado registram mais mortes por coronavírus


Confirmadas mais duas mortes por coronavírus em Guaíba e outras duas em Eldorado do Sul. Em Guaíba, as vítimas foram um homem de 35 anos. Ele estava com sintomas respiratórios, que evoluíram para um quadro grave. Ele faleceu no dia 7 de agosto.

O outro paciente, uma mulher, de 43 anos, com histórico de diabetes e problemas cardíacos. Estava internada há 12 dias no Hospital Berço Farroupilha, ela faleceu no dia 14 de agosto.

Guaíba já tem 918 casos, 591 recuperados, 23 óbitos, 12 estão internados e outros 292 em isolamento. .Guaíba já fez mais de 2340 testes.

Em Eldorado do Sul, uma paciente feminina, 63 anos, moradora do bairro Loteamento, estava internada desde dia 09, testou o primeiro teste PCR negativo, segundo positivo.

Comorbidades: câncer de pulmão (real motivo da internação). Outra vítima foi um paciente de 61 anos, morador do bairro centro, apresentava sintomas gripais (febre e tosse) desde dia 05 de agosto. Exames TR e Swab revelaram positivo. Comorbidade: epilepsia. Eldorado já teve 580 casos e 380 recuperados, três estão internados e outros em isolamento em casa.

Em Guaíba, o hospital Berço Farroupilha tem sete leitos de UTI ocupados e outros seis nos leitos clínicos .

Região ingressa na bandeira vermelha

Depois de uma semana de bandeira laranja, a região Guaíba ingressou na bandeira vermelha desde terça, 18 de agosto. As bandeiras no Estado ficam vigentes a partir da 0h desta terça (18/8) até as 23h59 da próxima segunda-feira (24/8). Em virtude disso, novas restrições na abertura do comércio e restaurantes. O comércio pode abrir das 10h às 17h de quartas à sábados e restaurantes das de terças a sábados das 10h às 17h.

Novo decreto

Mudanças em protocolos

O governador Eduardo Leite anunciou na segenda, 17, mudanças em protocolos sugeridos pelo Estado para algumas bandeiras. A seguir, veja o que mudou:

Indústria (derivados do petróleo, químicos e borracha e plástico): ampliação do teto de operação na bandeira preta.

Missas e serviços religiosos: na bandeira vermelha, o teto de ocupação pode ser de no máximo de 30 pessoas ou o máximo de 10% da capacidade de público.

Competições esportivas e treinos de atletas profissionais: ficam permitidas nas bandeiras amarela e laranja, exclusivo para atletas e equipes, sem a presença de público, mediante aprovação do município sede e do atendimento da Nota Informativa 18 COE/SES-RS e demais protocolos obrigatórios do Distanciamento Controlado.

RECURSOS DEFERIDOS

REGIÕES (2) Caxias do Sul: redução no número de óbitos na semana na região, que havia sido de 39 há duas semanas, reduziu para 32 na semana anterior e, nesta, foi de 27 óbitos. Também houve melhora no indicador de casos ativos e recuperados, que baixou pela segunda semana consecutiva. Tanto na macrorregião como na microrregião de Caxias do Sul os números de internados em leitos de UTI e leitos clínicos por Covid-19 caíram, enquanto houve estabilidade no total de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O ponto de atenção é quanto ao número de hospitalizações de pacientes confirmados para Covid-19, que é compensado pelo aumento da oferta de leitos, mas merece alerta. O conjunto de dados fez com que se permitisse que a região pudesse adotar os protocolos da bandeira laranja.

Erechim: observou-se que, das 12 hospitalizações há duas semanas, o número subiu para 18 e depois caiu para 14 – redução de 22% entre as duas semanas. O número de óbitos na região também teve variação semelhante (de dois para cinco e, novamente, dois). O número de hospitalizações proporcionalmente à população havia subido para 7,5% e vinha crescendo, mas retornou à 5,83%. A proporção de casos ativos para recuperados também apresentou redução, assim como outros indicadores da macrorregião.

MUNICÍPIOS (4) Entre-Ijuís (região de Santo Ângelo - registro de hospitalização) Cerro Largo (região de Santo Ângelo - registro de hospitalização e óbito) Salvador do Sul (região de Canoas - registro de hospitalização) Constantina (região de Palmeira das Missões - registro de hospitalização)

RECURSOS INDEFERIDOS

REGIÕES (7) Taquara (em cogestão) Passo Fundo (pendente cogestão) Guaíba Santo Ângelo (município fez pedido para a região) Cruz Alta Ijuí Santa Rosa

NÃO ENVIARAM RECURSO (7) Canoas (em cogestão) Novo Hamburgo (em cogestão) Pelotas (em cogestão) Palmeira das Missões Uruguaiana Porto Alegre Capão da Canoa

REGIÕES EM COGESTÃO (4) Canoas Taquara Novo Hamburgo Pelotas Passo Fundo (pendente)

Materia atualizada em terça, 18 de agosto 2020 com dados das prefeituras e Governo do Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page