top of page

Gramado presta homenagem ao Cinestudantil de Guaíba

O Festival de Cinema de Gramado anunciou na quarta-feira, 18, os vencedores dos prêmios Novas Façanhas e Leonardo Machado, oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado (Sedac), por meio do seu Instituto Estadual de Cinema (Iecine), aos filmes que competem na mostra de Longas-Metragens Gaúchos. O Festival de Cinema Estudantil de Guaíba foi um dos três vencedores da categoria Novas Façanhas. Ele foi premiado juntamente com a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos (APTC/RS) e Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. Além de placa alusiva, cada um dos vencedores recebe ainda R$ 10 mil.

O prêmio Leonardo Machado será concedido ao ator Sirmar Antunes em reconhecimento à sua trajetória de quatro décadas na cena cultural gaúcha, com dezenas de papeis em projetos audiovisuais, entre séries, longas e curtas.

O Festival de Cinema Estudantil de Guaíba foi pioneiro na educação audiovisual e completa, em 2022, 20 anos dedicados à formação de jovens estudantes. O festival foi criado no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, por iniciativa do professor de filosofia, jornalista e fotógrafo Valmir Michelon, e recebe anualmente produções audiovisuais de todo o Brasil e do exterior como atividade vinculada ao currículo escolar. Segundo o júri, “ao completar 20 anos, o Festival de Cinema Estudantil, realizado com dedicação e entusiasmo na cidade de Guaíba, é uma inspiração e exemplo para outras iniciativas pedagógicas no território do Rio Grande do Sul e do Brasil que se dedicam à educação do olhar das novas gerações”. O diretor do Instituto Gomes Jardim, Valmir Michelon agradeceu o reconhecimento do Governo do Estado através da Sedac e Iecine, e ao Festival de Cinema de Gramado, que tem sido inspiração para o evento de Guaíba. Michelon agradece a todos os que construíram o festival e as escolas, alunos e professores que tem enviado seus filmes no evento.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page