• Nova Folha Regional

Giro Rápido/Flávio Correa

A importância da resiliência em tempos pandemia


Saber enfrentar as inúmeras “derrotas” que a vida nos apresenta e não desistir diante dos obstáculos encontrados, um pouco de tudo isso é ser um profissional resiliente.

Em tempos de crises, ser resiliente é mais que sobreviver, é conseguir passar pela situação, aprender e se recuperar. Como bem sabemos, todos e todas estamos passando por uma crise mundial provocada pela pandemia da COVID-19. Estamos sofrendo em algum nível com o novo cenário e as consequências que vem se apresentando. Tivemos que mudar nossa rotina, são muitas dúvidas e incertezas sobre o cenário pós-pandemia.

Algumas pessoas podem recuar quando se deparam com situações complicadas ou desafiadoras, porem o ser humano é dotado de uma habilidade para lutar pela sua sobrevivência, que foi herdada de nossos ancestrais. Um elemento crucial em tempos modernos, chamado resiliência. Ser resiliente é mais que conseguir sobreviver, é conseguir passar pela situação difícil e aprender com ela, se recuperando do ocorrido e retomando aos poucos a sua rotina anterior, adquirindo experiências, aprendendo a crescer, saindo fortalecido da crise.

Precisamos estar atentos aos nossos pensamentos, emoções e comportamentos, e todos nós podemos prestar atenção e administrar melhor nossas ações. Quando enxergamos apenas os piores desfechos possíveis de maneira exacerbada, vendo o evento como muito grave, terrível e irremediável estamos catastrofizando a situação e estes pensamentos podem desencadear várias emoções negativas, sobrecarregando nossa mente e nos paralisando para as ações necessárias e a resolução de problemas. Tenho dito que em momentos de CRISE devemos tirar o “S” da palavra e CRIAR!

Lembre-se de seus pontos fortes e de como você é importante e pode utilizar eles para se cuidar. Fortalecer a autoestima é ponto crucial para superar grandes desafios, autoestima ajuda a desenvolver a coragem, lembrando sempre que todos temos algumas imperfeições, entretanto, temos capacidades para administrar as situações difíceis, cada um no seu tempo e com seus recursos disponíveis. Não esqueça que você é importante para alguém e alguém te espera a cada amanhecer, final de tarde ou ao anoitecer!

O meu fraterno abraço e parabéns ao querido leitor Dr. Bardini (PROATEN) por ter completado no dia 29 de julho mais um ano de vida, felicidades!


Opinião

assuma o controle da situação, aproveite o momento para cuidar de você, seja otimista fortalecendo sua autoestima.

Reflexão

Trabalho, determinação, busca pelos sonhos e nunca desistir diante das dificuldades. Isso sim faz com que o universo conspire a seu favor.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Receba nossas atualizações

51 99616 7059

  • Branca Ícone Instagram
  • arroba

© 2020 by Bittencourt Branding | Nova Folha Regional | All Rights Reserved