top of page

Festival de Cinema Estudantil de Guaíba abre inscrições



Mais de duas décadas de festival

No Dia do Cinema Gaúcho, quarta, 27 de março de 2024 , foram abertas as inscrições para o 22o Festival de Cinema Estudantil de Guaíba-Mostra Nacional e Internacional de Curtas e Longas, o CinestudantilGuaíba.


No Dia do Cinema Gaúcho, além de mostras voltadas aos estudantes do Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, onde iniciou o evento em 2002, ocorreu reunião com professores da escola buscando fotalecer o festival na escola e além dela.
O festival que iniciou em 2002 com menos de 10 curtas, hoje recebe mais de 1700 filmes de mais de 100 países, entre e curtas e longas.

O festival é referência no Brasil e exterior no uso e debate das novas tecnologias na educação. Já recebeu o Prêmio Novas Façanhas do Governo do Estado, sendo entregue durante o Festival de Cinema de Gramado, além de ter recebido homenagem pela Câmara de Vereadores de Guaíba. O festival foi tema de livro do professor Josias Pereira da Silva da UFPel,de Pelotas, pela passagem dos 20 anos do evento.

Prêmio Novas Façanhas


Guaíba, Berço da Revolução Farroupilha, é também a cidade Berço de Novos Cineastas. Projeto é construir o Museu do Cinema Gaúcho e uma escola de cinema, onde possam ser oferecidos cursos e oficinas ligadas ao cinema, fotografia e a atuação.

Grandes nomes do cinema gaúcho já estiveram no festival como Jorge Furtado, Giba Assis Brasil, Otto Guerra, Paulo Nascimento,Ana Luiza Azevedo, Tabajara Ruas, Silmar Antunes e Antonio Textor(in memorian), o ator uruguio Cesar Troncoso, Fernanda Moro, entre outros.

Na quinta-feira, 28, ocorreu uma reunião do professor e jornalista Valmir Michelon, idealizador do festival com diretora do Instituto Estadual de Cinema, Sofia Ferreira. Ela classificou o projeto ‘visionário’ pelo seu aspecto pedagógico, além de ressaltar a persistência do evento por mais de duas décadas. Maiores informações pelo whats 996167059 ou pelo email cinestudantilguaiba@gmail.com.




ความคิดเห็น


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page