top of page

Escolas municipais recebem Cantinho da Leitura

Fotos: Tamires Moraes



Guaíba é o primeiro município a receber o Cantinho da Leitura com 50 livros de temáticas afro-brasileira e indígena e bonecas de pano para promover uma interação lúdica e didática para as crianças, e que possa resgatar a autoestima e trazer representatividade. Também poderá proporcionar aos professores atividades como teatro de bonecos e uma maior interação com as histórias contadas nos livros. Serão dois Cantinhos em escolas diferentes: na Escola de Educação Infantil Santa Isabel, no bairro São Francisco, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Teotônio Vilella, no bairro Bom Fim.

A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em 2020, mostra que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler. Em contrapartida, a faixa etária de 5 a 10 anos de idade, que representa 23% da população no Brasil, é a que mais lê, diariamente ou quase todos os dias e por vontade própria, ainda segundo a pesquisa do IPL. Para contribuir com o hábito da leitura desde a primeira infância, os exemplares que serão distribuídos são de diversos autores como Sonia Rosa, Yaguarê Yamã, Heloisa Pires Lima, entre outros.

A professora Sara Pereira, que realizou a curadoria dos livros fala da importância da diversidade na literatura: “ Que as crianças saibam que existem outras personagens, pretas, brancas, amarelas, com ou sem deficiência e que as relações étnico-raciais estabelecidas entre elas não precisam ser hierarquizadas. Assim, todos poderão ser quem bem entenderem: princesas ou heroínas, protagonistas de suas histórias”.



Sobre o projeto


Nosso Cantinho da Leitura é uma iniciativa para fomentar a leitura na primeira infância e trazer representatividade, que as escolas tenham espaços de troca de professor e aluno e que os pequenos possam se identificar com os personagens dos livros. Além dos exemplares, serão entregues bonecas de pano para deixar o espaço ainda mais lúdico e educativo. Os outros municípios contemplados pelo projeto são: Arroio dos Ratos, Pantano Grande, Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, Minas do Leão, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Candiota, Pinheiro Machado, São Jerônimo, Rio Pardo, Cristal, Piratini, Charqueadas, Cachoeira do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel, Tapes, Lavras do Sul, General Câmara, Santana da Boa Vista, Camaquã e Canguçu.

A iniciativa tem como propósito distribuir 50 títulos para cada instituição, que priorizem as temáticas afro-brasileira e indígena e colaborem para o cumprimento das Leis 10639/2003 e 11645/2008 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, que trazem a obrigatoriedade da presença desses temas nos currículos escolares.


Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Nosso Cantinho da Leitura conta com o patrocínio da CMPC e tem como objetivo colaborar com a diversidade do acervo literário de escolas públicas e/ou centros municipais de Educação Infantil e fomentar o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida.



Das obras para escolas à formação de professores


A escolha pela educação infantil é pelo fato de o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos psicológico, físico, intelectual e social ser extremamente importante nessa faixa etária. CMPC, parceira do projeto, tem uma forte atuação social para promover uma melhor qualidade de vida e educação para a população.

A iniciativa também vai contar com formação online para professores dos municípios contemplados, além de conteúdos de contação de histórias gravados por autores de diversas regiões do Brasil. Os encontros têm como intuito que os professores possam conhecer em detalhes os títulos do acervo e a importância do tratamento desses temas e, ainda, tenham acesso a sugestões de atividades para qualificar a experiência com seus alunos. O objetivo é que os alunos conheçam a diversidade, se sintam representados e tenham a convicção de que todos e todas podem contar suas histórias.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page