top of page

Escola Púbica de Trânsito Online – a Escola da Vida


Por Diza Gonzaga*


Em setembro de 2019, o governador Eduardo Leite anunciou, no Palácio Piratini, a criação da Escola Pública de Trânsito do DetranRS. Foi uma grande conquista e, desde então, temos trabalhado exaustivamente para projetá-la.


Nosso plano inicial era abrir as portas da escola (de forma física) em abril, mas a Covid-19 nos obrigou a rever o projeto.

O desenvolvimento de um portal, que já estava previsto, foi antecipado, ganhando uma nova dimensão.


Lançamos na terça-feira (14/7) a Escola Pública de Trânsito Online (escola.detran.rs.gov.br), que vai oportunizar diferentes possibilidades de participação, abrindo-se em duas grandes áreas: cursos e interatividade. Sempre com a convicção de que a vida é nosso bem maior!

As ações serão desenvolvidas por meio de um processo permanente de construção e reconstrução de saberes e de valores essenciais à convivência humana, como respeito, responsabilidade, empatia e cooperação. Contamos com uma equipe de servidores qualificada, com técnicos de diferentes formações, empenhados em contribuir e fazer a diferença para um trânsito mais seguro, solidário e justo.

Uma das suas frentes de trabalho é disseminar esses conceitos a todos os servidores do DetranRS, para que o trabalho desenvolvido pela autarquia esteja sempre permeado por uma postura que sustente a escolha pela defesa da vida.


Há, ainda, a preocupação de participar de forma cada vez mais ativa e sistemática com os credenciados, especialmente instrutores e diretores de ensino de Centros de Formação de Condutores.


A escola também atuará junto aos professores, que fazem toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem contínuo, permanente, sistemático e conectado à realidade na qual pretendemos intervir e transformar. Educação é também preparar para a vida, e o trânsito faz parte do cotidiano de todos nós.

A escola que lançamos busca se firmar como uma referência nacional, oferecendo atividades que respondam aos anseios da sociedade e que efetivamente sensibilizem as pessoas, para que deem a devida importância em estarmos comprometidos, em fazermos escolhas em favor do coletivo e que preservem vidas.

* Diretora institucional do DetranRS

Posts recentes

Ver tudo

Jus Postulandi

1989. Uma máquina de escrever e uma caixa de papel contínuo (os mais jovens não conhecem) e, para não ter o trabalho de trocar de folha, escrevia rapidamente observando apenas o picote entre uma folha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page