top of page

Dia da árvore símbolo da cidade

Através da Lei Municipal número 1000 de 1990, assinada pelo prefeito Solon Tavares, o Cipreste Farroupilha se tornou a árvore símbolo de Guaíba. Conforme a lei, a Prefeitura deve, a partir da data de 4 de outubro, que lembra São Francisco de Assis, protetor dos animais e da natureza, realizar atividades buscando conscientizar as pessoas da importância da preservação da árvore. Em 2001, durante o Acendimento da Chama Crioula, em Guaíba, o governador Olívio Dutra assinou o decreto que torna a árvore imune ao corte.

Depois do ato vandalismo na árvore, onde foi colocado fogo no dia 15 de outubro de 2003, o deputado Giovani Cherini criou a lei que declara a árvore como patrimônio cultural e histórico do Rio Grande do Sul. A lei foi sancionada pelo governador Germano Rigotto.

No mês da fotografia desse ano, foi colocado no Cipreste uma placa com QR Code onde pode ser conferida uma entrevista inédita com a árvore publicada no jornal Nova Folha onde é resgatada a história da árvore.


Confira uma entrevista com a árvore publicada no jornal Nova Folha. Uma placa com o QR Code foi colocada junto a árvore neste ano pelo Guaíba Foco Clube


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page