top of page

Concurso em foco

Objetivo fundamental da República Federativa

do Brasil


POR prof. Estevão Machado Athaydes*


Um dos maiores concursos da década está prestes a ter o edital o publicado: o concurso da Receita Federal. Foram autorizadas 699 vagas para os cargos de Analista e Auditor. Os candidatos aprovados devem ser nomeados logo ao final do certame, haja vista que há mais de 22 mil cargos vagos e a Receita Federal precisa de imediata reposição de recursos humanos. Além, a atrante remuneração para os cargos, R$ 12.142,39 para Analista-Tributário e R$21.487,09 para a função de Auditor-Fiscal, motiva a estudar. A previsão de publicação do edital é até dezembro deste ano.
Assim sendo, para ajudar a preparar o candidato, faremos hoje uma questão de Português, da prova de auditor fiscal de 2014.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido na transcrição do texto.
A Receita Federal nem sempre teve esse (1) nome. Secretaria da Receita Federal é apenas a mais recente denominação da Administração Tributária Brasileira nestes cinco séculos de existência. Sua criação tornou-se (2) necessária para modernizar a máquina arrecadadora e fiscalizadora, bem como para promover uma maior integração entre o Fisco e os Contribuintes, facilitando o cumprimento expontâneo (3) das obrigações tributárias e a solução dos eventuais problemas, bem como o acesso às (4 )informações pessoais privativas de interesse de cada cidadão .O surgimento da Secretaria da Receita Federal representou um significativo avanço na facilitação do cumprimento das obrigações tributárias, contribuindo para o aumento da arrecadação a partir (5) do final dos anos 60.
Típica questão de uma prova do nível de um certame da RFB. Vamos dar uma olhada na regência. A lacuna 1.
A) 1, B) 2, C) 3, D) 4, E) 5.
Gabarito C – A palavra espontânea se escreve com “s” e não com “x”. Eis que vem do latim sponte, “de livre vontade”. Infelizmente, a regra para escrita de palavras com “X” ou “S” é baseada na etimologia (origem) das palavras.
Vamos aproveitar e treinar com os exercícios abaixo, os quais fiz inspirado em artigo da professora Flávia Neves, do site Norma Culta: https://www.normaculta.com.br/
Escreva as palavras corretamente conforme o contexto!
Eu farei o que for preciso para e_piar meus próprios pecados.
Saia da janela e pare de e_piar os outros. (espionar)
Todas as semanas eu analiso meu e_trato bancário. (registro de movimentos de uma conta)
O solo é formado por diferentes e_tratos. (camadas)
O prazo de candidatura ao concurso público vai e_pirar. (terminar)
Aquelas rosas costumam e_pirar um perfume maravilhoso! (exalar)
Respostas : x,s nessa sequência, em todas.

*Inspetor de polícia, bacharel em Direito e licenciado em Letras pela Universidade Luterana do Brasil, licenciando em Filosofia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, mestre em Educação pela Universidad de Jaén, Espanha.

Posts recentes

Ver tudo

Concurso em Foco

Prof. Estevão Machado Athaydes* Caros leitores, com imenso prazer venho apresentar o artigo feito pelo meu colega Dr. Cristiano Kiszewski, o qual discorre sobre um tema delicado, haja vista que gera m

Comments


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page