Coluna Walter Galvani

EXCESSO DE HERÓIS,
ESCASSEZ DE DATAS

Você sabe, prezado leitor e tolerante amigo, o que significa para os portugueses, o dia 5 de maio por exemplo? Pois, pois... Instituído pela UNESCO é o “Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Comunidade dos países de língua portuguesa!” Acresça-se um argumento da própria UNESCO, é a sexta língua mais falada no mundo.

Você seja ainda mais tolerante, prezado amigo leitor, quando é o “Dia Nacional das Comunicações no Brasil? Pois é hoje... Mas, nada a ver com a língua, mas sim com o nascimento do General Rondon... nascido a 5 de maio de 1865, foi ele o idealizador do Parque Nacional do Xingú, importante sertanista brasileiro, o general Cândido Rondon da Silva teve alto prestígio na primeira república brasileira, abrindo estradas e fixando populações indígenas onde eles ficaram.

Uma lei, criada em 2006 no Brasil, não atentou para esse fato já instituído no Brasil, bem como da decisão da UNESCO e estabeleceu o dia 5 de maio como o “Dia do Lider Comunitário”, com lei e tudo (de 26 de março de 2006, por seu turno) escolhendo a data para esse outro aspecto da vida nacional e esquecendo que já era também o dia “Do Expedicionário”, daqueles heroicos “pracinhas” brasileiros que foram ajudar na vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

A conclusão a que chego é que temos excesso de heróis e escassez de datas, eis que não precisaríamos ficar amontoando uns e umas sobre os ombros de outros...

É tanta coisa, no entanto, que temos para recordar! Não é mesmo? Esse mesmo dia 5 de maio, é a data em que morreu o grande poeta gaúcho, Mário Quintana em 1994.

E se formos sair por aí, a todo o momento estaremos atropelando coisas e pessoas, sempre datas importantes que poderiam ajudar a povoar nosso imaginário com belas contribuições.

Por exemplo: em 1818 nascia o escritor e filósofo alemão Karl Marx. Não foi nada? Influência no mundo inteiro. Em 1821 morria em seu exílio na ilha de Santa Helena, o ex-imperador Napoleão.

E para não dizerem que só tratamos aqui de importantes mandatários, generais e escritores, em 1921, nessa data, era apresentado o perfume Chanel N. 5, que marcou toda uma época.

---------------X------------

Ah, nas listagens aparece o mesmo dia como o “Dia Mundial do Coração” e o “Dia Europeu da Música”.

Procurando tem. Basta mexer um pouco no saco da História. E o pior é que não há como fazer um expurgo. Se algo ou alguém foi esquecido, paciência que agora não tem como recomeçar. É preciso ver o que ou quem resiste aos sopros e aos vendavais da vida.


Walter Galvani é escritor e jornalista.Integra a Academia Riograndense de Letras, autor de diversos livros e patrono das Feiras do Livro de Guaíba e Poa


Posts recentes

Ver tudo

Coluna Walter Galvani

DIA, SEMANA E MÊS DA IMPRENSA Walter Galvani Honoré de Balzac é ótimo, mas é preciso condená-lo de saída, por esta posição ridícula que se caracteriza pela frase de que, se a “Imprensa não existisse,

Coluna do Galvani

HOMENAGEM AO BRASIL É uma homenagem ao Brasil, pois a vila de Belmonte, hoje com pouco mais de 8.600 habitantes, sede de um município com 118,76 km2 de área, é a terra natal de Pedro Álvares Cabral, o

Coluna Walter Galvani

VANDALISMO INÚTIL Alguns adotaram o “slogan” infantil, mas sereno: “Se puder, fique em casa” que, se nada tem de agressivo, em compensação não se refere em momento nenhum ao passeio destrutivo dos por

ÚLTIMAS NOTÍCIAS