top of page

Coluna Jorge Cabral

ROTULADORES

É comum em nossas relações sociais, simpatizarmos ou não com certas pessoas na primeira oportunidade de convívio. Embora não haja justificativa, a priori, para que tenhamos tal reação. Não escondemos no caso da antipatia o desconforto. Os reencarcionistas atribuem à vidas passadas. Outras vezes, são provocadas obliquamente por sugestão de amigos, cujos comentários negativos sobre determinadas pessoas nos fazem prejulgá-las sem conhecê-las. Em muitos casos, depois verificamos que nossa impressão ou a sugestão que influenciou, estavam erradas.

Embora estudos da neurociência afirmam, como o ditado ensina “a primeira impressão é a que fica”, por mais que saibamos que a realidade seja outra. É quase como aquela máxima de atirar a porcaria no ventilador, depois de espalhada dificilmente é revertido o mal causado e o cheiro deixado. Em alguns casos permanece o estigma, bem como a baixa auto-estima, estimulando o efeito depressivo. Razão pela qual a sociedade passa por um processo de policiamento no que é dito, com aparente censura que na verdade não passa de um processo educativo impositivo, do que até pouco tempo era permissivo pela tradição, costumes e ignorância.

As redes sociais são pratos cheios de manifestações sem o limite com agressões no direito alheio. Tornaram-se fontes de desrespeito e agressões dos chamados carimbadores, lacradores e canceladores, que utilizam seus espaços para julgamentos sumários condenatórios. Decretam a exclusão de indivíduos do mundo, deletando-os como algo sem valor em seus pequenos mundos monodeístas. Stephen Hawking físico inglês aos 22 anos foi acometido de uma grave doença que lhe paralisou praticamente o corpo inteiro, inclusive, a fala.

Os médicos lhe deram dois anos de vida, mas sobreviveu por mais de cinqüenta anos e desenvolveu uma das maiores teorias sobre o universo. Escreveu livros a respeito do assunto praticamente somente com o movimento de um dos dedos. Talvez, se o tivessem rotulado de aleijado, não conheceríamos o seu nome, como foi ocaso do nosso maior escultor entalhador barroco, Antonio Francisco Lisboa, que entrou para nossa história, simplesmente como Aleijadinho. Hawking antes de parar de falar disse que a palavra enquanto no pensamento possui um significado, ao ser pronunciada recebe outro significado de maior intensidade.

Em época de lacradores, canceladores, carimbadores e rotuladores, sem dúvida a palavra tal qual a faca trazida pela mão, pode alimentar cortando o pão, ou mal empregada pode matar um irmão.

Jorge Claudio de Almeida Cabral

Advogado e Escritor

Posts recentes

Ver tudo

Jorge Cabral

FALAR É FÁCIL FAZER É DIFÍCIL Jorge Cabral,Advogado e escritor. *Autor do livro Belchior - A história que a biografia não vai contar” Entre tantos aforismos, este é um dos mais recorrente do dilema d

Joge Cabral

HISTÓRIA PRESENTE DO PASSADO AVESSO Advogado e escritor Ainda pelas estradas do Nordeste, na região metropolitana do Recife no Estado de Pernambuco, avista-se a localidade de Jaboatão dos Guararapes

Coluna JorGe Cabral

Mundo volátil Jorge Cabral- Advogado e Escritor Atualmente vivemos num mundo volátil, cujas relações não possuem mais a densidade duradoura como em épocas passadas, não que isto tenha sido um retr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page