CMPC lança programa de qualificação de fornecedores

Na quarta-feira, 26, em reunião virtual com imprensa e convidados, a CMPC em parceria com o Sebrae-RS, lançaram o programa Qualifica Guaíba visa o desenvolvimento econômico e social da comunidade onde está localizada a unidade industrial do CMPC.

O programa denominado Qualifica Guaíba vai abrir 50 vagas para micro e pequenas empresas do município de Guaíba, com preferência para os bairros de Alegria, Jardim Iolanda, Altos da Alegria, Alvorada e Ermo. Algumas dessas empresas poderão ser convidadas para integrar a cadeia de suprimentos da CMCP, mas o programa não expressa relação comercial ou vínculo entre as partes.

O processo de capacitação inclui a aplicação da ferramenta Perfil Empresarial (que mede a maturidade de gestão das empresas e identifica as demandas e oportunidades de melhoria), consultorias em gestão (incluindo marketing digital e treinamento de colaboradores, entre outros temas) e palestras online que incluem temas como transformação digital, empreendedorismo e qualidade de atendimento. Ao final, o Perfil Empresarial será reaplicado, permitindo monitorar a evolução das empresas participantes.

O programa – que faz parte do projeto BioCMPC de modernização operacional, gestão ambiental e bioeconomia – tem o objetivo de capacitar micro e pequenas empresas localizadas no entorno da CMPC (na cidade gaúcha de Guaíba) para aumentar a competitividade e a sustentabilidade desses negócios e viabilizar o desenvolvimento econômico e social da região.

No cenário de mudanças e impactos que a pandemia de Covid-19 trouxe, os pequenos empreendedores tiveram que se reinventar e muitos somam dívidas que se acumulam à incerteza do que virá pela frente. “Acreditamos que a qualificação é o melhor caminho para a retomada do crescimento”, afirma o diretor-geral da CMPC, Mauricio Harger.

No cenário de mudanças e impactos que a pandemia de Covid-19 trouxe, os pequenos empreendedores tiveram que se reinventar e muitos somam dívidas que se acumulam à incerteza do que virá pela frente. “Acreditamos que a qualificação é o melhor caminho para a retomada do crescimento”, afirma o diretor-geral da CMPC, Mauricio Harger.

“É fundamental que empreendedores mantenham-se atualizados, independente do segmento de atuação. Temáticas relevantes como o planejamento dos negócios, desenvolvimento de processos e pessoas e transformação digital são cada vez mais relevantes. E através destes conteúdos, entre outros, que o Programa CMPC e SEBRAE visa avançar ao longo de 2022”, destaca o gerente da Regional Metropolitana do Sebrae RS, Paulo Bruscato.


COMO INSCREVER-SE:
As inscrições pode ser feitas pelo site https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/capacita-guaiba/.

SAIBA MAIS:


A CMPC Brasil tem sua unidade industrial localizada em Guaíba, faz parte do grupo chileno CMPC e produz, por ano, cerca de 1,9 milhão de toneladas de celulose – matéria-prima biodegradável utilizada na fabricação de produtos de higiene pessoal (tissue), de embalagens e de vários outros itens presentes no cotidiano das pessoas.

Maior indústria do estado, conforme o índice VPG (Valor Ponderado de Grandeza), a companhia é responsável pela criação de 45 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na economia gaúcha, com 6,6 mil profissionais atuando em suas operações industriais, florestais e portuárias.

Presente no Brasil desde 2009, a empresa é uma representante da bioeconomia e tem suas operações baseadas no conceito da economia circular, transformando 100% resíduos sólidos do processo industrial em 15 novos produtos, desde matéria-prima para produção de cimento e painéis de madeira até corretivo de pH do solo e fertilizantes orgânicos.

O grupo CMPC completou 100 anos de atuação no mundo em 2020 e conta atualmente com mais de 19 mil colaboradores em 46 unidades industriais de 11 países da América Latina.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS