top of page

Chama Crioula será acesa nesta segunda-feira


Nesta segunda, dia 14 de setembro, às 7h da manhã, acontece o acendimento da Chama Crioula em Guaíba, junto ao Sítio Histórico de Guaíba.

A centelha será a união do fogo de chão com a Chama do Milênio, que está na Vitrine Cultural. Após o acendimento, será repetido o trajeto heróis fizeram naquela época. A Chama será conduzida até o terminal hidroviário pelo presidente dos guardiões da centelha da chama, Elbio de Oliveira, junto com os representes da cavalgadas do Município.


No catamarã, a centelha será entregue ao presidente da ATG (Associação Tradicionalista de Guaíba), Ariano Pereira, que irá conduzi-la até a Capital. A Chama será recebida pela patrona dos festejos farroupilhas de Porto Alegre, Sandra Abech, e pela patrona dos festejos farroupilhas do Estado, Alessandra Motta, conduzindo-a até o Palácio Piratini.


No mesmo dia, Guaíba vai integrar a programação da primeira semana farroupilha virtual, da Assembleia Legislativa, com a esquete do espetáculo “Do Cipreste ao Piratini”, além da participação dos artistas locais Manity Oliveira e Kauana Neves, as atividades fazem parte do projeto caravana virtual farroupilha.


TEMA: O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano tem por objetivo homenagear e observar a amplitude que a cultura gaúcha alcança por meio do cultivo de nossas tradições. “Gaúchos sem Fronteiras” pretende retratar a história de homens e mulheres que, além das fronteiras de nosso Estado, continuam a vergar sua pilcha, tomar seu chimarrão e participar de manifestações culturais, seja através da música, da literatura ou apreciando um bom churrasco.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page