top of page

Barra do Ribeiro completa 62 anos de história









A cidade da fábrica de gaiteiros e eternizada pela arte de Pedro Weingartner e na música de Renato Borghetti, completa no dia 17 de fevereiro, 62 anos.

O título “Terra de Fábrica de Gaiteiros” foi devido ao projeto desenvolvido pelo Instituto Renato Borghetti na cidade. A relevância do trabalho realizado motivou o deputado estadual Sérgio Turra a sugerir o Projeto de Lei 226/2019, aprovado há dois anos pela Assembleia Legislativa. No começo do século passado, o pintor Pedro Weingärtner esteve na região e inspirou-se nas suas obras, como no quadro denominado “Barra do Ribeiro” – 1918 – óleo sobre madeira – acervo Pinacoteca Aldo Locatelli, em Poa.


História: Com a criação do município de Guaíba, em 1926, Barra do Ribeiro, que disputava com Pedras Brancas (hoje Guaíba) para ser sede do Município, torna-se 2° distrito de Guaíba. Em 1958 pleiteou sua emancipação realizando a consulta plebiscitária a qual resultou na criação do município em 17 de fevereiro de 1959, de acordo com a Lei n° 3.719, assinada pelo então Governador do Estado, Leonel de Moura Brizola. As primeiras eleições foram realizadas em 24 de maio de 1959, instalando-se o governo municipal em 17 de junho do mesmo ano. O povoamento desta região iniciou-se em 1800. O município tem este nome devido ao encontro do Arroio Ribeiro com o Lago Guaíba. O primeiro prefeito foi Waldy Ribeiro Wurdig e vice Alcides José Gattino.



Fotos Acervo Nova Folha e Valmir Michelon

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page