Aniversário na pandemia








A primeira escola pública de Guaíba, o Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, festejou na segunda-feira, dia 5 de julho, 95 anos. Fundada em 1926, no antigo distrito de Pedras Brancas teve como primeiro diretor o professor Antônio Candido dos Santos. A escola iniciou na rua Cônego Scherer, 280 (hoje fundos do antigo Hospital Livramento).
A partir de 1939, o estabelecimento passa a chamar-se de Grupo Escolar Gomes Jardim. Em 1940, o Governo do Estado autoriza a construção do novo prédio na rua Dr Montaury, 289 (na antiga rua do Gado). A obra foi concluída em 1941. Em 1960, iniciava o Curso Normal que até hoje forma professores. Atualmente o Instituto oferece educação infantil, ensino fundamental, ensino médio – integrado e politécnico e cursos Normal, Curso Técnico em Administração e Curso Técnico em Celulose e Papel. A escola conta com mais de 1100 alunos, atendendo além da cidade, os municípios de Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel e até Sertão Santana.
Ao longo da história, surgiram inúmeras lideranças na cidade que estão atuando na política, na economia, na área da cultura, esporte, da educação, entre outros .
Nos últimos anos, a escola tem se destacado na cultura realizando há 20 anos, o Festival Nacional de Cinema Estudantil, referência no Brasil no incentivo a produção de curtas nas escolas e no debate do uso das novas tecnologias. A cidade Berço da Revolução Farroupilha, vem se consolidando o berço de novos cineastas. Na escola nasceu também há 19 anos, o primeiro clube de fotografia da cidade, o Guaíba Foto Clube. No meio da pandemia, o aniversário será comemorado de forma discreta com bolo com alguns alunos que frequentam as aulas presenciais e exposição de fotos que marcaram os 95 anos. Ao longo do mês diversas atividades irão ocorrer como lançamento do concurso que irá escolher a música do centenário, entre outras. A escola prepara o Centenário com concurso para a música do Centenário e resgate da história para um futuro livro e documentário: Você que tem memórias, histórias para contar ou fotos envie para gomesjardim12cre@gmail.com. Contatos 996167059.

Posts recentes

Ver tudo