top of page

Altair Martins recebe Prêmio Açorianos de Literatura


NA ESTRADA: Altair fez percorreu caminhos da história do livro que se passa pelo RS Uruguai e Argentina.


O romance “Os donos do inverno”, do escritor Altair Martins foi vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura realizado pela Coordenação de Literatura e Humanidades (CLH) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Porto Alegre. Os jurados deram também prêmio para o livro "Marrom e amarelo", de Paulo Scott. Os vencedores recebem o troféu desenhado por Xico Stockinger (1919-2009). O resultado foi revelado na noite de quinta, 17 em cerimônia virtual. O evento foi transmitido pela página da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães no Facebook.

O Prêmio Açorianos de Literatura, instituído em 1994, é uma das mais importantes premiações do segmento no Rio Grande do Sul, contribuindo para o estímulo e reconhecimento de obras, autores, editoras e projetos. São dez categorias: Conto, Crônica, Ensaio de Literatura e Humanidades, Especial, Infantil, Infanto-Juvenil, Narrativa Longa e Poesia. Capa e Projeto Gráfico foram extintos em 2017. Os vencedores de cada categoria concorrem ao Livro do Ano.


O terceiro romance de Altair Martins lançadopela Não Editora, tem projeto de virar filme. Há 20 anos, Altair recebia o Premio Açorianos pelo livro de contos “Como se moesse ferro”.


O prêmio açorianos é a minha vida literária, foi o primeiro que reconheceu o meu trabalho há 20 anos e me motivou a continuar a escrever", comentou. "Este prêmio é uma luz neste momento turbulento na sociedade", destacou na cerimônia de premiação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page