top of page

A morte do fotógrafo Toninho


Aos 71 anos, faleceu durante cirurgia no coração no último dia 26 de setembro, o fotógrafo Toninho Macedo que registrou importantes momentos sociais, culturais e politicos de Guaíba e região. Ele era um dos fotógrafos mais antigos em atividade.


Adão Antônio Macedo nasceu em 18 de dezembro 1948, em Camaquã. Conforme sua filha Susilene Medeiros Macedo ele contava que quando criança brincava com uma caixinha de fósforo para fazer de conta que era sua câmera fotográfica. Com quinze anos aprendeu o ofício e começou a fazer alguns estágios como auxiliar de fotografia. Trabalhando com revelação de filmes e depois aprendeu a fotografar, isso por meados de 1968 na cidade de Camaquã. Em 1980 veio morar em Guaíba com a esposa e seus quatro filhos. Onde continuou exercendo sua profissão de fotógrafo. Teve seu estudio Foto Guaíba nas ruas 20 de setembro e São José . O que mais gostava de fazer era fotografar, restauração de fotos antigas, pescaria, cozinhar, andar de barco, festejar seu aniversário, viajar e estar junto de sua família. Trabalhou com fotografia até os últimos dias de vida. Com a pandemia dedicou-se mais a restaurar fotos, uma das suas paixões.


“Ele foi um pai, um grande ser humano, gande fotógrafo. Com ele e o fotógrafo Marcos Correa tive as primeiras noções fotografia. Guardo até hoje um cartão de visita que ele me passou com as dicas da abertura da lente e velocidade da máquina para fotografar”, comenta a fotógrafa Denise.


Além de colega de trabalho e foi excelente profissional, foi um grande e eterno amigo”, comentou colega fotógrafo Marcos Correa.


Deixou esposa, quatro filhos Susilene Medeiros Macedo, Suzana Medeiros Macedo, Liliane Medeiros Macedo, Luiz Antônio Medeiros Macedo, esposa: Santa Zenilda Medeiros Macedo., quatro netos e um bisneto. Deixa um grande vazio no coração da família, amigos e na fotografia da cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

bottom of page