1° Pantheon Municipalista do Rio Grande do Sul é inaugurado em Guaíba

Atualizado: 17 de set. de 2021


FOTOS: (Foto aérea: Luis Ricardo Jadim/GardensFilms)/ Bianca Ribeiro PMG. Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac


Foi inaugurado, na 16, em Guaíba, o 1° Pantheon Municipalista do Rio Grande do Sul. É a primeira vez que as bandeiras dos 497 municípios do estado estarão reunidas em um mesmo local. O Pantheon Municipalista integra programação do Bicentenário de Anita Garibaldi, e a iniciativa é da Comissão Organizadora do Bicentenário. A data lembrou o aniversário de Menotti Garibaldi, primogênito de Anita Garibaldi.

As bandeiras permanecerão até o dia 14 de outubro, aniversário de 95 anos do município, como ato alusivo à valorização das cidades que compõem o Rio Grande e às festividades de celebração do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. Após, as bandeiras retornarão aos seus municípios juntamente com a fita dos 200 anos de Anita e um diploma de participação.

“Só tenho a agradecer por estar aqui, em Guaíba, em um momento tão importante, quando conseguimos celebrar os 200 anos de nascimento dessa mulher [Anita Garibaldi], que é uma referência para todas nós. Fico muito contente em ver, atualmente, a mulher ocupando espaços de protagonismo, onde ela pode ser como ela é e fazer como ela deseja, assim como Anita em seu tempo”, declarou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo. A secretária refrorçou o seu empenho para que o antigo Mercado Públo venha a ser reformado.


O prefeito Marcelo Maranata ressaltou que é um privilégio ter em Guaíba a estátua de Anita Garibaldi, no ano em que se comemora o seu bicentenário. A vice-prefeita de Guaíba, Cláudia Jardim, destacou que não basta nascer no Rio Grande do Sul, temos que ser gaúchos e pertencer de verdade à essa terra, e que fazer parte desse símbolo que é o Pantheon Municipalista é a valorização de 497 cidades reunidas num único local.

O evento de inauguração contou ainda com a presença do secretário municipal de Turismo, Desporto e Cultura, Ivo Schergl Jr, da presidente da Comissão do Bicentenário, Elma Sant’Ana, do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, além de outras autoridades e representantes de entidades tradicionalistas.

O Pantheon Municipalista permanece no prédio do antigo Mercado Público até o aniversário de Guaíba, 14 de outubro.

2021, Ano de Anita
Anita nasceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, nos arredores de Laguna, Santa Catarina, em 30 de agosto de 1821. Conhece Giuseppe Garibaldi em 1839 e, tendo ele como companheiro, trava batalhas nos continentes americano e europeu, ficando conhecida como a Heroína de Dois Mundos.
Por meio do Decreto nº 55.756, de 9 de fevereiro de 2021, o governador Eduardo Leite, instituiu no Rio Grande do Sul o Ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. As atividades em comemoração se estenderão até o fim do ano.
Os Festejos Farroupilhas deste ano também têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS