>Sicredi comemora o dia do Cooperativismo

Sicredi comemora o dia do Cooperativismo

Cooperativismo

Sicredi participa do Dia C e mobiliza as comunidades

O Dia C tem como objetivo de mostrar a força da cooperação, capaz de transformar a vida das comunidades, por meio do trabalho voluntário. É por isso que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou o slogan “Atitudes simples movem o mundo”, como mote das ações a serem realizadas neste ano. Os voluntários contam com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, projetos que promovam a transformação social das comunidades em aspectos de saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

A Sicredi Centro Leste RS, comemorando seu aniversário de 35 anos, lançou durante as assembleias, realizadas no início deste ano, a campanha Amigo da Comunidade que  mobilizou os associados em diversas ações beneficentes, que tiveram um momento especial, durante o mês de junho e  neste Dia C.

Na região as ações sensibilizaram a comunidade que participou das diferentes campanhas. Em Guaíba aderiu a campanha em benefício da APAE , que além da arrecadação de recursos com o troco solidário, participou do jantar “Noite Solidária da APAE”, que contou com o apoio de muitos parceiros da comunidade guaibense.

Em Cerro Grande do Sul arrecadaram alimentos, que foram doados ao CEEAZ (Centro de Educação Especial Áureo Zenker), na última sexta-feira.

Também na sexta-feira, na cidade de Tapes, a Liga Feminina de Combate ao Câncer recebeu doação de alimentos, e os associados de Mariana Pimentel e  Sentinela do Sul se mobilizaram doando sangue, no Hospital de Camaquã.  

Já, em Barão do Triunfo e Sertão Santana a arrecadação de recursos foi para as APAEs dos municípios e neste sábado realizaram um pedágio solidário, que contou com a adesão das comunidades;

Confira as ações que movimentam as demais comunidades da área de atuação da cooperativa:

Amaral Ferrador - arrecadação de alimentos para o Hospital São José;

Cachoeira Do Sul - arrecadação de recursos para compra de cadeiras de rodas, parceria com o Lions Clube e Rotary Integração de Cachoeira do Sul;

Charqueadas - arrecadação de alimentos para o Pensionato Shalom Adonai;

Encruzilhada Do Sul - Campanha do Agasalho, parceria com a Pastoral da Caridade;

Pantano Grande - arrecadação de recursos para compra de cadeiras de rodas, muletas etc. em parceria com Associação de apoio aos deficientes e idosos de Pantano Grande – AADEFIPAN;

São Jerônimo – arrecadação de recursos para a APAE.

Todo dia é dia de cooperar 

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2016, o Dia C beneficiou mais de um milhão de pessoas.

Somente em 2016, 1.278 cooperativas dos 13 ramos do cooperativismo existentes no Brasil - incluindo o de cooperativismo de crédito, do qual o Sicredi faz parte -, realizaram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal, beneficiando mais de um milhão de pessoas.

Presente em 20 estados e com mais de 20 mil colaboradores, o Sicredi realizará diversas ações, com o objetivo de promover a responsabilidade social. Mais informações sobre o Dia C estão disponíveis pelo site diac.somoscooperativismo.coop.br.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 20 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

 *Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Sicredi Centro Leste RS

A Sicredi Centro Leste RS conta com mais de 43,8 mil associados em 15 pontos de atendimento, no município de Amaral Ferrador, Barão do Triunfo, Cachoeira do Sul, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Encruzilhada do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, Pantano Grande, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes. Em maio de 2017, totalizou 473,09 milhões em recursos administrados, 353,47 milhões em operações de crédito e 71,1 milhões de patrimônio líquido, fortalecendo os associados e as comunidade. Além disso, no ano de 2016 alcançou a marca histórica de 8,3 milhões de resultado acumulado, tendo crescido 37,14% em relação ao ano anterior.

* Área de atuação: Amaral Ferrador, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butia, Cachoeira do Sul, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Encruzilhada do Sul, Eldorado do Sul,  Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Pantano Grande, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.