>Professores municipais participam de Seminário de Educação da SME

Professores municipais participam de Seminário de Educação da SME

Seminário da Educação 2017

Com o tema principal “Escola: referência na comunidade, dando vida ao processo pedagógico”, o Seminário, que reuniu educadores e professores da rede municipal entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, contou com vários palestrantes, onde foram debatidos assuntos variados referentes a inclusão, EJA, o desenvolvimento imaginário na infância, consciência fonológica, entre outros.
Em entrevista a Nova Folha a Secretária de Educação de Guaíba, Virginia Guimarães Viegas, destacou que “o seminário foi realmente um momento de resgate de um espaço e um tempo para o professor parar e pensar sua prática, pensar também em si, como pessoa, resgatar suas emoções, seus sentimentos e o quanto ele precisa estar bem para desempenhar o seu papel e que o aluno tenha o melhor desse professor em sala de aula”.
No primeiro dia do Seminário, 44 professores municipais aposentados no primeiro semestre deste ano receberam homenagens pelos anos dedicados a educação no município. “E uma atitude que representa o reconhecimento a esses profissionais que se empenharam em grande parte de suas vidas para oferecer uma educacao de qualidade para os estudantes de Guaíba”, comentou a Secretária de Educação.
Em seguida, os novos professores da rede receberam as boas-vindas e entregaram lembranças para aqueles que se tornaram referência para quem esta iniciando a mesma caminhada em prol da formação dos futuros cidadãos guaibenses.
A Secretária ainda destacou a importância da família, conforme foi abordado pelos palestrantes, “as famílias hoje tem histórias e estruturas diferentes e nós, profissionais, estamos tendo que nos adaptar também a esta realidade. O importante é que se tenha esse olhar, se entenda essa nova estrutura e se encontre caminhos para trabalhar de forma unida, resgatando um pai, uma mãe, dando apoio para as famílias, independente da estrutura delas. O importante é que estejam conosco, porque nosso papel não vai funcionar sem a família. Família e escola precisam estar juntas para que aconteca o melhor para o aluno”.

Concurso
Além das palestras e atividades os participantes ainda foram informados pelo Prefeito José Sperotto que a Prefeitura vai abrir vagas para concurso. A novidade foi informada durante seu discurso na abertura. Até o momento, não foram informadas datas e se haverá vagas para outras áreas.