>Contratos de professores serão mantidos

Contratos de professores serão mantidos

Ensino

Com 50 votos sim, nenhum voto não, foi aprovado o PL 392 2019, que autoriza o Poder Executivo a contratar 5.020 professores em caráter emergencial e temporário, e mais a Emenda construída a partir da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa que se tornou conjunta do Legislativo e Governo após acordo selado esta semana.

A informação é da deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão, uma das principais articuladoras do diálogo entre a Casa e o Governo do Estado que culminou com a construção desse momento histórico, como classificou a parlmentar. “Tivemos o privilégio de participar de uma mudança, espero que de forma permanente, de como tratar os professores e a educação”. Sofia ressaltou o esforço da Comissão de Educação, que amplificou a luta dos professores, estudantes e pais, dando escuta em inúmeras reuniões e audiências organizadas pelo colegiado, destacando o retrato do clamor que estava nas ruas com a publicação do Observatório da Educação.

Para a parlamentar a prorrogação dos contratos temporários de mais de 25 mil professores, dez mil servidores, especialistas e técnicos agrícolas, foi uma conquista, mas mais importante ainda é a realização do concurso público para todos os setores ainda no ano que vem. “Não é uma letra morta no papel, é um compromisso político assinado por todos os líderes partidários e pelo governo do Estado”, salientou a deputada.