>Mês focado na fotografia

Mês focado na fotografia

Mês da fotografia

Pela 15ª vez, o Foto Clube expõe no Museu Carlos Nobre, em Guaíba, durante o mês da fotografia, em agosto. A abertura da Mostra ocorreu na última terça-feira, dia 6, com a presença da vice-prefeita, Cleusa Silveira, da assessora da Secretaria de Turismo e Cultura, Andréia Lima, da museóloga Marina Gutierre, da direção do Guaíba Foto Clube-GFC e de convidados.
Este ano, estão expostas mais de 40 fotos, de 14 fotógrafos do GFC, que participaram dos concursos internos, em 2018, e que se destacaram, conforme a avaliação dos jurados de clubes de foto de Porto Alegre. A Exposição apresenta também modelos de câmeras fotográficas de filmes e livros antigos que retratam Guaíba, e personalidades locais, através da fotografia.
A mostra fica aberta ao público em horário comercial até o final do mês, no Museu Carlos Nobre, na Av. 7 de Setembro, 460, Centro, Guaíba. Entrada franca.

REUNIÃO MENSAL
A abertura da 15ª Mostra Fotográfica do Guaíba Foto Clube ocorreu no dia em que habitualmente acontece a reunião mensal do Clube, nas primeiras terças-feiras de cada mês. Porém, agosto é atípico para os fotógrafos, pois sempre é marcado por muitas atividades para marcar as comemorações em torno do Dia Mundial da Fotografia, em 19 de agosto.  

FOTOJORNALISMO - A reunião encerrou com a Palestra sobre Fotojornalismo, conduzida pelo jornalista Pedro Molnar. Diferenciar a imagem tradicional da foto que carrega consigo um conceito informativo, foi o enfoque da fala de Molnar. “Fotografia é uma coisa; retrato é outra”, salientou. E assim, o público pode sair da palestra entendo o que há sabedoria, técnica e talento naquela foto que comunica por si.  Portanto, a ‘foto que fala’ não brota ao acaso. Por essas e outras questões é que os créditos do fotógrafo devem ser sempre valorizados, conforme enfatizou Pedro Molnar.