>Guaíba leva cultura   à Mariana Pimentel

Guaíba leva cultura à Mariana Pimentel

Região

Integrantes do Guaíba Foto Clube organizaram uma mostra fotográfica e ministraram oficinas sobre fotografia no município de Mariana Pimentel, na última sexta-feira, dia 9 de agosto. A atividade foi mais uma ação alusiva ao mês da fotografia, comemorada mundialmente em agosto.
Na cidade vizinha, as ações fizeram parte da I Mostra de Fotografia e Trabalhos Estudantis de Mariana Pimentel, com a participação das escolas municipais marianense Ana Baroque, Dom Pedro II, João Ziulkoski e da Escola Estadual Gonçalves Ledo. Além das oficinas de fotografia, tiveram oficina de cinema com o Grupo Cultural da Escola Gomes Jardim, além da exibição do documentário Lixo Extraordinário de Lucy Walker e o curta O Espírito das Águas, dirigido pelo Coletivo Rastro. A exibição teve a parceria do Cine Sesc .
As atividades realizadas no turno da manhã e tarde ocorreram no Centro Cultural Farol do Saber, com apoio da prefeitura de Mariana Pimentel, Guaíba Foto Clube, IEE Gomes Jardim, 12ª CRE, e do projeto CineSesc. Conforme idealizador do evento, professor Hortêncio Vogado, o objetivo da realização do encontro foi proporcionar aos alunos um dia de atividades culturais, com troca de experiências, externo ao ambiente escolar. O evento foi aberto com apresentações da Banda Municipal regidas pelo Maestro Vitor Antunes da Silva.
Diversas autoridades estavam presentes, como diretor geral de Esportes e responsável pela Secretaria de Cultura Turismo e Desporto de Mariana Pimentel, Hortêncio Vogado; o diretor do IEE Gomes Jardim e do GFC, Valmir Michelon, o representante da 12ª CRE, Leandro Barbosa, os vereadores de Mariana Pimentel, Daniel Claudino e Cenoir Zielinski, representante do grupo da 3ª idade, Leo Gomes e representantes do segmento de tradições gaúchas, Lauvir Rodrigues e Valdeci Ferraz da Silva, o poeta de Mariana Pimentel.

Por Bete Neves/Jornalista