Resenhas Entrelinhas

"O Ciclo da Autossabotagem" de Stanley Rosner e Patricia Hermes

person

Através do estudo de diversos casos reais — como a separação dos pais na infância ou o término conturbado de um relacionamento —, o psicólogo Stanley Rosner e a escritora Patricia hermes analisam como episódios traumáticos podem criar dilemas inconscientes que acabam nos fazendo agir contra nós mesmos.

O resultado é um ciclo de autodestruição que afeta nossas relações pessoais e profissionais pelo resto da vida. No entanto, ao mesmo tempo em que se aprofundam nas causas da autossabotagem e nas diferentes maneiras pelas quais ela se manifesta, os autores mostram a melhor maneira de superá-la: vencendo antigos traumas e buscando novos caminhos.

O clássico da autoajuda, com mais de 60 mil exemplares vendidos no Brasil, “o ciclo da autossabotagem” está de volta às livrarias com novo projeto gráfico.

Stanley Rosner, psicólogo com mais de 40 anos de experiência, é diretor da Carrer and Educational Planning Associates, entidade que oferece consultoria em planejamento profissional.

Patricia Hermes é autora de mais de 40 romances voltados para o público jovem. Ganhou prêmios como o Smithsonian Notable Book e C.S. lewis honor Book. 

"A outra história" de Tatiana Rosnay

person

Ágil, repleto de camadas e belamente escrito, “A outra História”, de Tatiana de Rosnay, é uma reflexão sobre identidade, o processo de ser escritor, a glória e o preço da fama, um retrato de como as decisões de antigas gerações ecoam no presente e moldam o futuro.

Na história, após três anos do inesperado e estrondoso sucesso mundial de seu primeiro livro, Nicolas Duhamel se torna um escritor vaidoso, com muitos fãs, um autor obcecado pela fama e pelas redes sociais a ponto de deixar de lado a família e os amigos.

Tanta aclamação, no entanto, tem seu preço, e todos perguntam sobre o novo livro. Mas Nicolas não é capaz de escrever sequer uma linha e não suporta mais mentir. Desejando se afastar de tudo para encontrar uma nova inspiração, ele viaja para a Itália com sua namorada Malvina e se hospeda em um luxuoso hotel na costa da Toscana.

Durante o fim de semana em que espera paz e tranquilidade para compor A Outra História, Nicolas Kolt se vê diante de perigos e segredos que podem colocar seu futuro em jogo.

“O fio do Bisturi” de Tess Gerritsen

person

Já está nas livrarias o suspense policial de Tess Gerritsen “O fio do Bisturi”.

A ficção que une emoção, suspense e mistério apresenta ao leitor o melhor de um conto policial. Em um procedimento médico, a Dra. Kate Chesne injeta duzentos miligramas de anestesia em sua paciente e colega de equipe, e aguarda até a anestesia fazer efeito. Mas logo o monitor dispara o alarme, e o coração da enfermeira Ellen O’Brien para de bater..

Um óbito estúpido e inesperado acontece e todos os dedos são apontados para a anestesista. Para David Ransom, advogado da família da vítima, o caso começou encerrado: má prática médica. Entretanto, ele não esperava ter seu escritório invadido por Kate e nem ao menos que surgissem mais dois casos de assassinato no mesmo hospital.

Uma história que te prende do início ao fim com um desfecho surpreendente e personagens tão complexos que se tornam marcantes. Se prepare para perder o fôlego.

“Apenas uma noite” de J. S. Cooper

person

Lançado este ano, “Apenas uma noite”, de J. S. Cooper, é o novo romance erótico que está chamando a atenção nas livrarias.

O livro conta a história de Liv, uma garota de 22 anos que só teve dois namorados e nunca pensou em ter um uma  relação de uma noite só. Entretanto, no casamento de uma amiga, aceita a aposta de ficar com alguém da festa sem saber o nome. Nisso, Liv troca olharem com alguém que ela apelidaria depois de “Sr. Língua”.

Nos fundos da igreja em que estavam, num quarto onde não se podia notar qualquer movimentação, a protagonista quebra seus muros e aprende a se libertar e descobrir sua sexualidade, onde permitiu não se sentir promíscua por querer fazer algo completamente natural.

O livro que conta esse affair intenso e envolvente, que se desenrola em encontros, desencontros e surpresas, tem uma leitura fluída e objetiva que te prende até a última página.

 

“A Ponte” de Chico Xavier

person

Livro “A Ponte”, de Chico Xavier e Fernando Worm, já está nas livrarias.

Lançado pela Editora Francisco Spinelli - FERGS, o livro traz Chico Xavier conversando diretamente com o leitor, onde o estimula a extrair de si mesmo as qualidades inatas que traz no interior da alma.

Em virtude da perda de um ente querido, o fundados do Lar Irmã Esther, Fernando Worm, procurou Chico Xavier, buscando o esclarecimento e o entendimento de sua dor. Desta visita, surgiu uma grande amizade e, mais tarde, estes diálogos se transformaram no livro que oferece ao leitor ensinamentos valiosos sob a orientação do espírito Emmanuel.

Trazendo palavras amorosas que funcionam como pontes que estabelecem uma profunda ligação com as belezas interiores, esta obra propõe uma reflexão importante que resulta em uma conclusão esclarecedora.

“Mamãe é Rock” de Ana Cardoso

person

Lançado esta semana, livro “Mamãe é Rock”, de Ana Cardoso, já está nas livrarias.

Apontando um outro lado da família do livro “Papai é pop”, a autora relata detalhes sobre a experiência de ser uma mãe feminista criando e cuidando de duas filhas.

Ao longo da narrativa, a jornalista e socióloga não apenas apresenta fotos de sua “prole”, como relata, ou relembra daquela vez em que uma de suas filhas foi fantasiada de unicórnio em uma peça sobre a arca de noé; Ana Cardoso vai percorrer um universo de assuntos - como sua ideologia, meditação, extraterrestres e acordar cedo - aliando à sua rotina como mãe.

Este é um livro sobre a maternidade e todos os sentimentos loucos que as mães tem em relação a quem de alguma forma criam. Mamãe é rock é um recorte sem filtros dos divertidos e comoventes malabarismos que um casal moderno faz todos os fias para criar suas filhas.

 

“A Guerra dos Mundos!" de H. G. Wells

person

O relançamento de “A Guerra dos Mundos!, de  H. G. Wells, já está nas livrarias.

O livro que conta a icônica história de uma invasão de marcianos na terra ganhou uma nova edição. A obra lançada pela Suma das Letras agora apresenta junto ilustrações originais feitas pelo brasileiro Henrique Alvim Corrêa, o prefácio escrito pelo escritor Braulio Tavares,  e uma introdução de Brian Aldiss, membro da H. G. Wells Society.

O primeiro livro a falar sobre alienígenas de forma não filosófica mas sim como algo dominador igual ou superior a raça humana, a história que também virou longa-metragem traz ainda uma entrevista exclusiva com o autor e  o famoso cineasta Orson Welles, que foi responsável pelo sucesso radiofônico em 1938.

Com um livro com artifícios que o tornam quase de colecionador, os que não leram a obra prima tem uma grande chance com essa completíssima edição.

 

"O Homem que calculava" de Malba Tahan

person

As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir - o homem que Calculava - tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios.

Neste livro, Malba Taham relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis.

O homem que Calculava - um clássico brasileiro, já traduzido para o inglês e espanhol - mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e uma noites, ensina matemática por meio da ficção.

Julio Cesar de Mello e Souza,  mais conhecido como Malba Tahan, foi um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro. Seu livro mais conhecido, ‘O homem que Calculava’, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites.