Pausa para Respirar

Ciclos

person

O sangue, que todos os meses vertia do meu útero, hoje abriga uma nova vida. Foram mais ou menos 170 luas desde a minha primeira menstruação. Este novo ciclo, que está começando pra mim, já foi vivido por milhões de outras mulheres no planeta. Toda pessoa que vive sobre a terra foi um dia aninhada e nutrida no corpo de uma mulher. Cada uma de nós sente um pouco desta sabedoria quando entra em contato com seu sangue menstrual.

A sensibilidade que tomava conta de mim nos períodos pré-menstruais hoje são parte do meu dia gerando acolhimento e carinho. O cansaço e o sono  que tomavam conta de mim nos dois primeiros dias da lua hoje tomam todos os meus dias. A paciência e cuidado que meu parceiro tinha comigo nos dias em que eu menstruava, hoje são o que me sustenta todos os dias. E quando chegar mais para o final deste ciclo, as cólicas se transformarão em contrações para que eu e meu companheiro possamos ter nas mãos a vida que estamos gerando.

Hoje eu agradeço pelo sangue que descia todos os meses. Este que preparava não só o meu útero, mas todo o meu ser e consciência para esta gestação que viria.

Descanso

person

Já faz muito tempo que o ser humano vem trabalhando para ignorar seus instinstos, suas dores, seus humores. É preciso trabalhar, muito e sem descanso, para sobreviver na selva de pedra que nós construímos e mantemos com dedicação e sacrifício.

Não está na hora de enterrar esta sorte de lamúrias e acabar com esses sacrifícios? Percebemos que nossa mente precisa de espaço consciente para poder encontrar sua face mais brilhante. Nosso corpo precisa do descanso para manter-se saudável.

O tempo que nós vivemos é de iluminação. Podemos olhar para nosso interior e perceber o que o corpo precisa. Com carinho e determinação descobrimos um mundo inteiro.

Percebendo com clareza as nuances do corpo, podemos aceitar e cuidar dele, com o descanso e a atenção necessários. Observamos o que as tensões nos dizem sobre como nos apresentamos ao mundo.

Nós já percebemos que as soluções rápidas e mágicas são apenas máscaras de saúde.

A verdadeira revolução para a nossa saúde está dentro da cada um. Basta ampliar o nosso olhar atento, a mente descansada e desperta para conseguir ver o que é preciso para cultivar a paz e a saúde.

Descobrir o amor

person

Desde muito pequenos amamos de formas muito diversas. Aprendemos o amor mais puro nos primeiros contatos com a nossa mãe. Com o convívio e carinho aprendemos a amar nosso pai, que está ali sempre pronto quando precisamos dele. De início, dedicação e cuidado nos ensinam a amar. Quando nosso irmão quebra algo que gostamos muito, a gente entende que não consegue deixar de amá-lo e descobrimos a linha tênue que existe entre amor e ódio.

Crescemos e descobrimos algumas pessoas com as quais a conversa flui mais fácil, com quem tu te sente totalmente à vontade, briga e não consegue ficar de mau por muito tempo. Conhecemos então o amor pelos amigos. Mais adiante, na vida descobrimos o amor sexual, aquele que quando recíproco nos une a uma pessoa reproduzindo aquele primeiro amor familiar. Alguém que reúne todos os tipos de amor. Na busca por esse amor completo acabamos esquecendo que ele só pode existir quando todos os outros tipos de amor também existem. Buscamos desesperados o amor no outro, precisamos de alguém que possa reproduzir o amor dos nossos pais e passamos a achar que esta é a única forma de amor. Mas o que às vezes deixamos passar é que esse amor tão forte só pode existir quando temos todos os tipos de amor florescendo no peito. Nós permitimos que o amor aconteça e quanto mais se ama, mais se aumenta a capacidade de amar. Para ser amado é preciso amar primeiro.

Sem ter o que vestir

person

Nosso ano tem 365 dias e eu não tenho intenção de passar 1 ano inteiro sem lavar roupa. Contando que 1 ano tenha 260 dias de semana, usando em média 3 peças de roupa por dia, se tiver 6 conjuntos de 3 peças que combinem entre si já tem 324 combinações diferentes de roupa. Ou seja, com 18 peças bem escolhidas você pode passar 324 dias sem repetir o mesmo conjunto de roupas.

Nos 52 sábados do ano você talvez queira se vestir mais confortável ou com uma roupa que possa apenas incrementar e sair à noite ou levar as crianças ao parque. Se tiver 3 conjuntos de peças que sirvam a esse propósito e combinem entre si já tem 81 combinações diferentes. Dá pra combinar com folga e sem repetir. Com outras 9 peças para ficar em casa ou dar uma saída mais confortável, também dá para passar todos os domingos com roupa diferente. Mais umas 9 peças para aquela ocasião especial, sair pra jantar e tal, a gente sempre quer estar bem arrumada, mais 81 combinações. Além disso vale combinar algumas delas com peças de dia a dia o que aumenta diversas vezes esse potencial.

Até aqui temos 45 peças e 567 combinações diferentes. Coloca aí mais uns casacos, sapatos, roupas de ginástica e o seu guarda-roupas vai ficar levinho e fácil de encontrar tudo o que você precisa. Sem muito esforço estaremos bem vestidos em menos de 10 minutos todos os dias. Chega de não ter o que vestir.

Algo novo

person

O processo de começar algo inteiramente novo e desafiador. E lento, temos de sair do comodismo e criar estratégias para realizar o que quer que seja. Quando defini a lista de três coisas novas que faria nos próximos 3 meses pensei ate ter sido esperta, afinal sou bem boa com artesanatos (lenda!).

Fazer a luminária que eu queria foi mais difícil do que imaginava. Isso que tive ajuda, o Thiago abraçou a causa comigo. Unimos nossas habilidades e foi muito divertido, apesar de trabalhoso. Medi o espaço, desenhei um projeto (um rabisco num pedacinho de papel usado mesmo...), fiz a lista de compras e bem... não achei metade das coisas que queria e tivemos que improvisar quase completamente. A estrutura da cúpula mesmo nos refizemos diversas vezes.

Algo novo da aquela sensação de empolgação, a gente questiona o tempo todo se vai dar certo, e no fim, mesmo com todos os improvisos necessários a gente da um jeito para que as coisas fiquem bem. E na real, tudo na vida e assim... A gente se vira daqui, se vira dali e faz tudo dar certo.

Identidade

person

Certamente já buscou respostas para saber quem você realmente é e o que está fazendo aqui. Essas respostas só o tempo e a nossa própria caminhada podem nos dar.  

Já a nossa identidade pode ser observada através das coisas que gostamos, das pessoas que amamos, do jeito que falamos. Ela é a nossa representação no mundo, como nos mostramos às outras pessoas.  

Agora, por que essa “Identidade” que carrega um significado tão íntimo nos causa tanto medo quando vem associada com a palavra negócio, marca ou empreendimento. Nós artistas, profissionais da saúde e mesmo  autônomos trememos quando pensamos em dar uma identidade ao nosso trabalho. Grandes marcas carregam pesados fardos de mentiras e negligências, isso é fato. Mesmo assim, termos uma marca para nós ou para nosso negócio, totalmente alinhada com nosso propósito, não quer dizer que compactuamos com esse mercado desleal. Muito pelo contrário, significa que estamos fazendo a nossa parte para um mundo melhor, com os valores que acreditamos. 

A Ágata dendrita afasta os obstáculos nos fornecendo a determinação necessária para vencermos.

Pausa para Respirar

Dia do Yoga

person

Dia 21 de junho foi o Dia Internacional do Yoga. Milhares de pessoas ao redor do mundo praticaram em um único movimento de união. Com torções, flexões, invertidas, reverências, respirações conscientes uniram mentes e corpos. Se conectaram com a energia da terra com pensamentos e ações.
Saúde, bem-estar e paz, são consequência da harmonia interior do nosso ser. Através dos Ásanas, posturas de yoga, nós nos conhecemos melhor, trabalhando emoções e construindo concentração e foco.
Para nós, aqui do hemisfério sul, dia 21 de junho é também o solstício de inverno, o dia com a mais longa noite do ano. Nesta estação as árvores perdem suas folhas protegendo o solo das geadas. E para nós é tempo de libertação, período ideal para limparmos a casa (e nossos corações) de tudo que é velho e já não tem serventia. Nos recolhemos para cuidar dos nossos ventos interiores, tratando emoções e sentimentos. Abrindo espaço para florecermos com todo o nosso potencial na Primavera.

É tempo de meditar. 

E para ajudar a meditar... Gomukasana (A postura da Cabeça de Vaca)

Pausa para Respirar

É fácil, vamos lá?

person

Faça uma lista com 5 coisas que você faz bem. Agora faça uma lista com 3 coisas que gostaria, mas que nunca conseguiria fazer. Olhe para a sua primeira lista, você consegue se lembrar quando começou a aprender a fazer cada coisa? Hoje parecem naturais e óbvias, seu corpo e sua mente estão acostumados a estas tarefas. Quais foram seus primeiros passos? Quantas vezes foi necessário tentar antes de acertar? Foi fácil? O início de qualquer processo novo é desafiador, um novo mundo a ser desbravado por nosso intelecto e por nossas mãos.

Para algumas pessoas isso é estimulante, o desafio que algo novo apresenta é combustível para a imaginação. Para outras é algo que paralisa, um sonho distante, aparentemente impossível. Você realizou a segunda lista de coisas ou se incomodou com a palavra nunca? Se realizou a lista assim mesmo, te desafio a riscar essa palavra e definir como meta para os próximos 3 meses começar a fazer. Um mês para cada item. Eu já fiz a minha lista, e vou publicar o resultado e a explicação de cada item nos próximos meses. Quer embarcar comigo nessa aventura?

3 coisas que eu vou aprender a fazer nos próximos 3 meses:

  1. Pudim
  2. Falar alemão (pelo menos começar a aprender)
  3. Construir uma luminária

Comenta aí em baixo com a tua lista e te desafia junto comigo, vamos ver o resultado ao longo dos próximos meses.
Se quiser pode me enviar um e-mail também, hannahbeineke@gmail.com

Pausa para Respirar

Qual mundo você deseja?

person

Quem somos nós para desejar alguma coisa? Somos, artistas, balconistas, médicos, advogados. Células de um sistema complexo e repleto de verdades inexorantes.
Desejamos um mundo justo e honesto. Que nossos corruptos roubem menos das nossas finanças. Também desejamos ganhar na loteria, comprar o carro do ano, comer até estourar e mesmo assim caber nas calças mais justas no outro dia. Parecem tão lindos os nossos desejos escondidos por esta palavrinha tão capciosa.
Desejo deriva da palavra desidia em latim, que significa preguiça, indolência, inércia. Em vestes glamurosas e românticas nossos desejos desfilam orgulhosos por nossos sonhos e enganam a nossa mente nos fazendo crer que eles são reais. É apenas mais um dos nossos enganos disfarçado de bela e lúcida verdade.
Um desejo só é possível de ser realizado quando o deixa de ser. Quando liberta-se da inércia onde foi aprisionado.

Pausa para Respirar

Poder do pensamento

person

Pare por um momento e apenas respire.

Sinta como o seu corpo está sentado e observe as suas expressões faciais.
Como está seu rosto? Está calmo e relaxado, ou está tenso e contraído?
Suavize suas feições, relaxe seus ombros. Inspire profundamente e esvazie seu pulmão completamente.

Agora pense que no mundo, a cada minuto, morrem duas pessoas. Que o Brasil, segundo a ONU, é o 10º país que mais mata jovens no mundo. Que Guaíba está entre as 15 cidades com maior número de homicídios na última década.
Como está seu rosto agora? E seus ombros? Quando pensamos em problemas ou em fatos negativos nosso corpo todo se contrai e bloqueia nossas energias. Em compensação quando nos tornamos presentes e conscientes do nosso corpo e feições retomamos o prumo e podemos nos sentir leves de novo.

Nossos pensamentos, positivos e negativos, influenciam nosso dia a dia, nossa postura, nosso comportamento.

É aumentando a consciência de nós mesmos que podemos fazer as mudanças que desejamos.

Pausa para Respirar

O Rio na mente

person

Tem dias em que os pensamentos borbulham chacoalhando as ideias e nublando a percepção dos fatos. A pressão interna aumenta e ficamos agitados, irritadiços. É preciso espaço para colocar as ideias em perspectiva, sentar cada pensamento numa nuvem e soprar pra lá e pra cá procurando um lugar onde ele fique bem, ou simplesmente soprá-lo embora.
O Rio Guaíba é minha tela mental, onde as aflições se esvaem e os pensamentos se tornam um só com a paisagem. Esteja no campo, em frente ao mar, no topo de um edifício, qualquer lugar aberto e pacífico, as memórias que evoco são do nosso Rio. Onde conheci a quietude e sabedoria guardadas no horizonte.
A beleza da nossa paisagem é apenas um convite a uma jornada interior nas profundezas da mente. Cura mágoas, rancores, medos e dúvidas.

Agradecer

person

Eu sou mulher, posso cursar o ensino superior, posso votar, posso amar quem eu amo, seja este ou esta quem for, posso separar se esse amor não for bom para mim, posso trabalhar, posso ser vereadora, prefeita ou mesmo presidenta, posso viver a vida que eu quiser.
Parece longe de nós o tempo em que nada disso era possível. Mas fazem apenas 82 anos que as mulheres adquiriram os mesmos direitos para votar que os homens. Será que já esquecemos que nossas avós não tiveram os mesmos direitos que nós? Muito já foi feito, mas ainda temos muitos atos, costumes e culturas por mudar.
Por tudo o que tenho e por tudo o que sou, agradeço às mulheres que batalharam, viveram e morreram pelos direitos que tenho hoje. Ganhamos de presente a vida que levamos, o que vamos deixar para as próximas duas gerações?

Pausa para Respirar

Limpando Cristais

person

Os cristais têm diversas propriedades, alguns acalmam a mente, atraem amor e amizade, outros tratam as emoções, ajudam a tomar decisões mais precisas, afastam inveja e por aí vai. Independente do tipo de cristal, é importante que eles sejam limpos para dissiparem as energias conturbadas que já absorveram.

A limpeza é mais necessária ainda ao adquirir um novo cristal. Antes de usá-lo, seja como terapia ou mesmo como acessório, é bom que ele esteja livre de energias desconhecidas. Os processos de depuração das pedras em geral é 90% intenção e 10% ação. O método que mais utilizo e acho mais simples é com água.

Procure fazer uma meditação e dedicar-se por algum tempo à esta tarefa. Dependendo da frequência de uso, uma vez por semana ou mesmo uma vez ao mês já está bom. Concentre-se em energias positivas, mentalize algum mantra ou mandala de sua preferência e lave todas as pedras em água corrente. Deixe secar ao sol ou à luz da lua. A única pedra que não deve ser lavada é a Selenite, que se autopurifi ca, limpando também os outros cristais que estiverem em contato com ela.

Pausa para Respirar

Compras locais

person

Você sabe quem planta e produz a sua comida? A minha é cultivada por um casal simpático que mora no início da zona rural. Bem pertinho. Eles montam uma tenda no meu bairro toda terça-feira e lá vou eu, e muitos outros vizinhos, comprar tudo o que eles trazem.

É indescritível a alegria de comer uma cenoura quase docinha, uma alface saborosa (sim! isso existe!), um melão suculento. Saber que aqueles alimentos foram plantados por mãos carinhosas, cuidadosamente cultivados e transportados. É uma leveza a mais na hora de preparar as refeições. Afi nal, a comida que nos nutri torna-se parte de nós. Saber que a cadeia de produção daquele alimento que estamos consumindo é limpa e energeticamente positiva, com certeza é mais um motivo para agradecer na hora de comer.

Eu só gostaria que tivesse pelo menos uma tenda destas em cada bairro do mundo. E que muitas famílias possam ter o seu sustento cultivando e vendendo alimentos com carinho para alimentar tantas outras pessoas com essa alegria. Todas as escolhas que fazemos ao longo do dia defi nem quem somos.

Preciso de ar

person

Tem dias em que o mundo parece nos sufocar, o ar se torna pesado, sentimos uma pressão ao nosso redor e as coisas parecem não funcionar como deveriam. Forçar o corpo a manter-se funcionando sem a devida atenção só nos faz produzir cada vez menos enquanto o sofrimento aumenta.

Nestes dias o que mais precisamos é de nossa respiração consciente. Inspirar 1...2...3...4 expirar 6...5...4...3...2...1. Sentar confortávelmente por alguns minutinhos e observar nosso corpo para perceber o que está nos causando a pane. Sentir o coração bater constante e o ar fl uindo e preenchendo os pulmões.

Tudo que sentimos está na nossa mente, assim como a chave para a compreensão e serenidade. Prestando atenção em nosso corpo, em nossos pensamentos podemos entender melhor nossas emoções e reações. Para ajudar a encontrar o equilíbrio neste dia, carregue uma pedra de ágata. Pode ser em algum acessório ou mesmo no bolso.

Pausa para Respirar

Limpeza de Ano Novo

person

Passou a virada e a rotina já assume seu espaço. Chegamos cansados de 2016 e precisamos recompor o ânimo, limpar a mente e o ambiente. Comecei o ano com a sensação de energia estagnada.

Não pensei duas vezes e me grudei a limpar a casa toda, tirar a bagunça e o pó dos cantos parados. Aproveitei a faxina para queimar incensos de alfazema em todos os cômodos, borrifar essência de alecrim e pensar com muita força no meu desejo de uma casa leve, harmoniosa e próspera. Para atingir as mudanças que desejamos para o nosso novo ano é preciso espaço e disponibilidade para o novo.

Limpar a casa é também deixar para trás o passado preparando-se para o futuro. Aproveitei o embalo da limpeza para plantar umas mudinhas de arruda, alecrim e sálvia. Uma proteção extra e cheia de energia telúrica.